Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39435
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AqualtuneVitoriaCostaSilva_tcc.pdf22,88 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Alisson Araújo de-
dc.contributor.authorSilva, Aqualtune Vitória Costa-
dc.identifier.citationSILVA, Aqualtune Vitória Costa. A boca do mundo: corpo negro e elementos da cosmovisão do candomblé em cena. 2023. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz à tona reflexões sobre o processo teatral guiado pelos saberes orais e elementos da cosmovisão do candomblé, envolvendo as diversas corporeidades negras e a produção estética afrocentrada. Perpassando conceitos sobre corpo, negritude e saberes tradicionais, esta pesquisa adentra o campo da experiência compreendendo o conhecimento como mutável e empírico. Em um resgate ancestral o corpo negro e dissidente é apresentado como local de inscrição da memória e do conhecimento aliando percepções sobre afrografia, oralidade, gesto e movimento em um ciclo de encruzilhadas pedagógicas da exploração cênica. Busca-se ampliar o conceito sobre corporeidade, a partir da perspectiva da presença e protagonismo negros, por meio da cenicidade de axé refletida na composição da encenação do espetáculo “A Boca do Mundo”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatro negropt_BR
dc.subject.keywordTradições culturaispt_BR
dc.subject.keywordCandomblépt_BR
dc.titleA boca do mundo : corpo negro e elementos da cosmovisão do candomblé em cenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-07T11:24:39Z-
dc.date.available2024-08-07T11:24:39Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39435-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work brings to light reflections on the theatrical process guided by oral knowledge and elements of the Candomblé worldview, involving the various black corporeities and Afro-centered aesthetic production. Going through concepts about the body, blackness and traditional knowledge, this research enters the field of experience, understanding knowledge as changeable and empirical.In an ancestral recovery, the black and dissident body is presented as a place of inscription of memory and knowledge, combining perceptions about afrography, orality, gesture and movement in a cycle of pedagogical crossroads of scenic exploration.Therefore, it seek to expand the concept of corporeality, from the perspective of black presence and protagonism, through the scenicity of axé reflected in the composition of the staging of the play “A Boca do Mundo”.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.