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Título: O Programa Dinheiro Direto na Escola e a importância de sua execução em comunidades tradicionais para o atingimento do desenvolvimento sustentável
Autor(es): Costa, Kelly Rêgo
Orientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Sustentabilidade - economia
Povos indígenas
Educação
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 10-Jul-2023
Data de publicação: 6-Ago-2024
Referência: COSTA, Kelly Rêgo. O Programa Dinheiro Direto na Escola e a importância de sua execução em comunidades tradicionais para o atingimento do desenvolvimento sustentável. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Programa Dinheiro Direto na Escola oferece assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal. Ao longo dos anos discute-se sobre desenvolvimento sustentável e formas de lidar com as mudanças climáticas, inclusão de minorias, garantir que as pessoas, em todos os lugares possam desfrutar de paz e prosperidade. É nesse sentido que a Organização das Nações Unidas trabalha na Agenda 2030 no Brasil. O presente trabalho objetiva descrever sobre o PDDE e analisar a importância de sua execução nas comunidades tradicionais no sentido de valorizar o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A pesquisa é baseada no método dedutivo no sentido de que assim como as escolas não indígenas tem autonomia na gestão dos recursos as comunidades indígenas também devem ter esta autonomia preservando seus direitos e saberes. A abordagem foi qualitativa e quantitativa através de revisão bibliográfica e a coleta de dados se deu pela base de dados do Censo Escolar e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Por meio da análise dos dados é possível identificar como o programa ao atender as comunidades tradicionais pode colaborar com o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. No caso dos povos indígenas que já mantêm estilo de vida sustentável, há muito a aprender. E para isso, é necessário trabalhar para que ocupem os espaços necessários e utilizem os recursos que têm direito priorizando suas necessidades e cultivando seus saberes.
Abstract: The Direct Money at School Program offers financial assistance to public basic education schools in state, municipal and Federal District networks. Over the years we've discussed sustainable development and ways to tackle climate change, inclusion of minorities, ensuring that people everywhere can enjoy peace and prosperity. It is in this sense that the United Nations is working on the 2030 Agenda in Brazil. The present work aims to report on the PDDE and analyze the importance of its implementation in traditional communities in order to enhance the achievement of sustainable development goals. The research is based on the deductive method in the sense that, just as non-indigenous schools have autonomy in managing resources, indigenous communities must also have this autonomy while preserving their rights and knowledge. The approach was qualitative and quantitative through a bibliographic review and data collection was carried out through the database of the School Census and the National Education Development Fund - FNDE. Through the data, reinforcement of how the program, when serving traditional communities, can collaborate with the achievement of sustainable development goals. In the case of indigenous peoples who already maintain a sustainable lifestyle, we have a lot to learn. And for that, we need to work so that they occupy the necessary spaces and use the resources they are entitled to, prioritizing their needs and cultivating their knowledge.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.
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