Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Tânia Cristina da Silva | - |
dc.contributor.author | Costa, Kelly Rêgo | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Kelly Rêgo. O Programa Dinheiro Direto na Escola e a importância de sua execução em comunidades tradicionais para o atingimento do desenvolvimento sustentável. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Dinheiro Direto na Escola oferece assistência financeira às escolas públicas
da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal. Ao longo dos
anos discute-se sobre desenvolvimento sustentável e formas de lidar com as mudanças
climáticas, inclusão de minorias, garantir que as pessoas, em todos os lugares possam
desfrutar de paz e prosperidade. É nesse sentido que a Organização das Nações Unidas
trabalha na Agenda 2030 no Brasil. O presente trabalho objetiva descrever sobre o PDDE
e analisar a importância de sua execução nas comunidades tradicionais no sentido de
valorizar o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A pesquisa é baseada
no método dedutivo no sentido de que assim como as escolas não indígenas tem
autonomia na gestão dos recursos as comunidades indígenas também devem ter esta
autonomia preservando seus direitos e saberes. A abordagem foi qualitativa e quantitativa
através de revisão bibliográfica e a coleta de dados se deu pela base de dados do Censo
Escolar e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Por meio da
análise dos dados é possível identificar como o programa ao atender as comunidades
tradicionais pode colaborar com o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
No caso dos povos indígenas que já mantêm estilo de vida sustentável, há muito a
aprender. E para isso, é necessário trabalhar para que ocupem os espaços necessários e
utilizem os recursos que têm direito priorizando suas necessidades e cultivando seus
saberes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade - economia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.title | O Programa Dinheiro Direto na Escola e a importância de sua execução em comunidades tradicionais para o atingimento do desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T16:09:04Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T16:09:04Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39431 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Direct Money at School Program offers financial assistance to public basic education
schools in state, municipal and Federal District networks. Over the years we've discussed
sustainable development and ways to tackle climate change, inclusion of minorities,
ensuring that people everywhere can enjoy peace and prosperity. It is in this sense that
the United Nations is working on the 2030 Agenda in Brazil. The present work aims to
report on the PDDE and analyze the importance of its implementation in traditional
communities in order to enhance the achievement of sustainable development goals. The
research is based on the deductive method in the sense that, just as non-indigenous schools
have autonomy in managing resources, indigenous communities must also have this
autonomy while preserving their rights and knowledge. The approach was qualitative and
quantitative through a bibliographic review and data collection was carried out through
the database of the School Census and the National Education Development Fund -
FNDE. Through the data, reinforcement of how the program, when serving traditional
communities, can collaborate with the achievement of sustainable development goals. In
the case of indigenous peoples who already maintain a sustainable lifestyle, we have a lot
to learn. And for that, we need to work so that they occupy the necessary spaces and use
the resources they are entitled to, prioritizing their needs and cultivating their knowledge. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|