| Campo Dublin Core | Valor | Língua | 
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| dc.contributor.advisor | Cruz, Tânia Cristina da Silva | - | 
| dc.contributor.author | Costa, Kelly Rêgo | - | 
| dc.identifier.citation | COSTA, Kelly Rêgo. O Programa Dinheiro Direto na Escola e a importância de sua execução em comunidades tradicionais para o atingimento do desenvolvimento sustentável. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR | 
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O Programa Dinheiro Direto na Escola oferece assistência financeira às escolas públicas 
da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal. Ao longo dos 
anos discute-se sobre desenvolvimento sustentável e formas de lidar com as mudanças 
climáticas, inclusão de minorias, garantir que as pessoas, em todos os lugares possam 
desfrutar de paz e prosperidade. É nesse sentido que a Organização das Nações Unidas 
trabalha na Agenda 2030 no Brasil. O presente trabalho objetiva descrever sobre o PDDE 
e analisar a importância de sua execução nas comunidades tradicionais no sentido de 
valorizar o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A pesquisa é baseada 
no método dedutivo no sentido de que assim como as escolas não indígenas tem 
autonomia na gestão dos recursos as comunidades indígenas também devem ter esta 
autonomia preservando seus direitos e saberes. A abordagem foi qualitativa e quantitativa 
através de revisão bibliográfica e a coleta de dados se deu pela base de dados do Censo 
Escolar e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Por meio da 
análise dos dados é possível identificar como o programa ao atender as comunidades 
tradicionais pode colaborar com o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. 
No caso dos povos indígenas que já mantêm estilo de vida sustentável, há muito a 
aprender. E para isso, é necessário trabalhar para que ocupem os espaços necessários e 
utilizem os recursos que têm direito priorizando suas necessidades e cultivando seus 
saberes. | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Sustentabilidade - economia | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Educação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR | 
| dc.title | O Programa Dinheiro Direto na Escola e a importância de sua execução em  comunidades tradicionais para o atingimento do desenvolvimento  sustentável | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2024-08-06T16:09:04Z | - | 
| dc.date.available | 2024-08-06T16:09:04Z | - | 
| dc.date.submitted | 2023-07-10 | - | 
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39431 | - | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | The Direct Money at School Program offers financial assistance to public basic education 
schools in state, municipal and Federal District networks. Over the years we've discussed 
sustainable development and ways to tackle climate change, inclusion of minorities, 
ensuring that people everywhere can enjoy peace and prosperity. It is in this sense that 
the United Nations is working on the 2030 Agenda in Brazil. The present work aims to 
report on the PDDE and analyze the importance of its implementation in traditional 
communities in order to enhance the achievement of sustainable development goals. The 
research is based on the deductive method in the sense that, just as non-indigenous schools 
have autonomy in managing resources, indigenous communities must also have this 
autonomy while preserving their rights and knowledge. The approach was qualitative and 
quantitative through a bibliographic review and data collection was carried out through 
the database of the School Census and the National Education Development Fund -
FNDE. Through the data, reinforcement of how the program, when serving traditional 
communities, can collaborate with the achievement of sustainable development goals. In 
the case of indigenous peoples who already maintain a sustainable lifestyle, we have a lot 
to learn. And for that, we need to work so that they occupy the necessary spaces and use 
the resources they are entitled to, prioritizing their needs and cultivating their knowledge. | pt_BR | 
| Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental 
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