Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39431
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KellyRegoCosta_tcc.pdf542,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Tânia Cristina da Silva-
dc.contributor.authorCosta, Kelly Rêgo-
dc.identifier.citationCOSTA, Kelly Rêgo. O Programa Dinheiro Direto na Escola e a importância de sua execução em comunidades tradicionais para o atingimento do desenvolvimento sustentável. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Dinheiro Direto na Escola oferece assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal. Ao longo dos anos discute-se sobre desenvolvimento sustentável e formas de lidar com as mudanças climáticas, inclusão de minorias, garantir que as pessoas, em todos os lugares possam desfrutar de paz e prosperidade. É nesse sentido que a Organização das Nações Unidas trabalha na Agenda 2030 no Brasil. O presente trabalho objetiva descrever sobre o PDDE e analisar a importância de sua execução nas comunidades tradicionais no sentido de valorizar o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A pesquisa é baseada no método dedutivo no sentido de que assim como as escolas não indígenas tem autonomia na gestão dos recursos as comunidades indígenas também devem ter esta autonomia preservando seus direitos e saberes. A abordagem foi qualitativa e quantitativa através de revisão bibliográfica e a coleta de dados se deu pela base de dados do Censo Escolar e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Por meio da análise dos dados é possível identificar como o programa ao atender as comunidades tradicionais pode colaborar com o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. No caso dos povos indígenas que já mantêm estilo de vida sustentável, há muito a aprender. E para isso, é necessário trabalhar para que ocupem os espaços necessários e utilizem os recursos que têm direito priorizando suas necessidades e cultivando seus saberes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidade - economiapt_BR
dc.subject.keywordPovos indígenaspt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleO Programa Dinheiro Direto na Escola e a importância de sua execução em comunidades tradicionais para o atingimento do desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T16:09:04Z-
dc.date.available2024-08-06T16:09:04Z-
dc.date.submitted2023-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39431-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Direct Money at School Program offers financial assistance to public basic education schools in state, municipal and Federal District networks. Over the years we've discussed sustainable development and ways to tackle climate change, inclusion of minorities, ensuring that people everywhere can enjoy peace and prosperity. It is in this sense that the United Nations is working on the 2030 Agenda in Brazil. The present work aims to report on the PDDE and analyze the importance of its implementation in traditional communities in order to enhance the achievement of sustainable development goals. The research is based on the deductive method in the sense that, just as non-indigenous schools have autonomy in managing resources, indigenous communities must also have this autonomy while preserving their rights and knowledge. The approach was qualitative and quantitative through a bibliographic review and data collection was carried out through the database of the School Census and the National Education Development Fund - FNDE. Through the data, reinforcement of how the program, when serving traditional communities, can collaborate with the achievement of sustainable development goals. In the case of indigenous peoples who already maintain a sustainable lifestyle, we have a lot to learn. And for that, we need to work so that they occupy the necessary spaces and use the resources they are entitled to, prioritizing their needs and cultivating their knowledge.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.