Título: | Darker is higher : usando litofania para o aprendizado com impressão 3D |
Autor(es): | Rodrigues, Rodrigo Franco Costa de Carvalho |
Orientador(es): | Gutierrez Paredes, Miguel Eduardo |
Assunto: | Impressão Tridimensional (3D) Litofania Modelador 3D |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 6-Ago-2024 |
Referência: | RODRIGUES, Rodrigo Franco Costa de Carvalho. Darker is higher: usando litofania para o aprendizado com impressão 3D. 2023. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este projeto, conduzido na Casa Thomas Jefferson, explora o uso e a
integração inovadora da tecnologia de impressão 3D em ambientes educacionais.
Abordando as complexidades e as relutâncias observadas na implementação de
prototipagem rápida como um recurso pedagógico.
Neste projeto são propostas modificações nas impressoras 3D e nas
configurações do fatiador para tornar as impressões mais rápidas, além do
treinamento de equipe, auxiliando professores no seu uso, assim como desenvolve
um uso inovador de ferramentas geradoras de litofanias como uma forma alternativa
de produção de modelos 3D, mais condizente ao contexto escolar observado.
Tal abordagem obteve um significativo sucesso na superação das dificuldades
na implementação da impressão 3D como recurso pedagógico no ensino de
crianças, de 3 a 14 anos, dentro de metodologias de aprendizado baseadas no
aprender pelo fazer, gerando a adoção da técnica desenvolvida neste projeto no
currículo escolar da CTJ. |
Abstract: | This capstone project, conducted at Casa Thomas Jefferson, explores the
innovative use and integration of 3D printing technology in educational settings,
addressing the complexities and reluctances observed in implementing rapid
prototyping as a pedagogical tool.
In this project, modifications are proposed to 3D printers and slicer settings to
make printing faster, as well as staff training, assisting teachers in their use. It also
develops an innovative use of lithophane generation tools as an alternative way of
producing 3D models, more suitable to the observed school context.
This approach achieved significant success in overcoming the difficulties in
implementing 3D printing as a pedagogical resource in teaching children aged 3 to
14, within learning methodologies based on learning by doing, leading to the
adoption of the developed technique in the school curriculum. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Projeto do Produto
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.