Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39418
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RodrigoFrancoCostaRodrigues_tcc.pdf18,41 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGutierrez Paredes, Miguel Eduardo-
dc.contributor.authorRodrigues, Rodrigo Franco Costa de Carvalho-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rodrigo Franco Costa de Carvalho. Darker is higher: usando litofania para o aprendizado com impressão 3D. 2023. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto, conduzido na Casa Thomas Jefferson, explora o uso e a integração inovadora da tecnologia de impressão 3D em ambientes educacionais. Abordando as complexidades e as relutâncias observadas na implementação de prototipagem rápida como um recurso pedagógico. Neste projeto são propostas modificações nas impressoras 3D e nas configurações do fatiador para tornar as impressões mais rápidas, além do treinamento de equipe, auxiliando professores no seu uso, assim como desenvolve um uso inovador de ferramentas geradoras de litofanias como uma forma alternativa de produção de modelos 3D, mais condizente ao contexto escolar observado. Tal abordagem obteve um significativo sucesso na superação das dificuldades na implementação da impressão 3D como recurso pedagógico no ensino de crianças, de 3 a 14 anos, dentro de metodologias de aprendizado baseadas no aprender pelo fazer, gerando a adoção da técnica desenvolvida neste projeto no currículo escolar da CTJ.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordImpressão Tridimensional (3D)pt_BR
dc.subject.keywordLitofaniapt_BR
dc.subject.keywordModelador 3Dpt_BR
dc.titleDarker is higher : usando litofania para o aprendizado com impressão 3Dpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T11:51:22Z-
dc.date.available2024-08-06T11:51:22Z-
dc.date.submitted2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39418-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This capstone project, conducted at Casa Thomas Jefferson, explores the innovative use and integration of 3D printing technology in educational settings, addressing the complexities and reluctances observed in implementing rapid prototyping as a pedagogical tool. In this project, modifications are proposed to 3D printers and slicer settings to make printing faster, as well as staff training, assisting teachers in their use. It also develops an innovative use of lithophane generation tools as an alternative way of producing 3D models, more suitable to the observed school context. This approach achieved significant success in overcoming the difficulties in implementing 3D printing as a pedagogical resource in teaching children aged 3 to 14, within learning methodologies based on learning by doing, leading to the adoption of the developed technique in the school curriculum.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.