Título: | Metadesign de jogos sérios no projeto multidisciplinar universitário “Cerrado Visual” |
Autor(es): | Lima, Mariana da Silva Cruz, Rennan Gladson Sousa da |
Orientador(es): | Silva, Tiago Barros Pontes e |
Assunto: | Design de jogos Recursos didáticos Biologia - estudo e ensino Cerrado |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 5-Ago-2024 |
Referência: | LIMA, Mariana da Silva; CRUZ, Rennan Gladson Sousa da. Metadesign de jogos sérios no projeto multidisciplinar universitário “Cerrado Visual”. 2023. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho é uma colaboração interdisciplinar entre o Departamento de
Design e o Laboratório de Ensino de Ciências da Universidade de Brasília, através
do Cerrado Visual, projeto que visa criar recursos didáticos para o ensino de Biologia
e a divulgação científica do bioma cerrado. Trata-se de um metaprojeto, tendo como
objetivo principal a proposta de um método de criação de jogos sérios para grupos
multidisciplinares universitários. Para alcançar esse propósito, foram conduzidas
uma série de oficinas com atividades que introduziram conceitos fundamentais de
Design de Jogos e explorou temas específicos, como experiência, conceito e
elementos de jogos, aprendizagem e prototipação. O objetivo dessas atividades foi
fortalecer o processo projetual, proporcionando embasamento para decisões
conscientes e intencionais na concepção de jogos educativos. O resultado final foi
uma trilha de procedimentos para apoiar grupos multidisciplinares no
desenvolvimento de jogos sérios. |
Abstract: | This work is an interdisciplinary collaboration between the Department of Design and
the Science Teaching Laboratory at the University of Brasilia, through Cerrado Visual,
a project that aims to create didactic resources for the teaching of Biology and the
scientific dissemination of the biome Cerrado. This is a meta-project whose main
objective is to propose a method for creating serious games in multidisciplinary
university groups. To achieve this, a series of workshops were held with activities that
introduced fundamental concepts of Game Design and explored specific themes
such as experience, game concept and elements, learning and prototyping. The aim
of these activities was to strengthen the design process, providing the basis for
conscious and intentional decisions when designing educational games. The end
result was a roadmap of procedures to support multidisciplinary groups in the
development of serious games. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2023. |
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