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dc.contributor.advisorSilva, Tiago Barros Pontes e-
dc.contributor.authorMendes, Larissa Barros-
dc.identifier.citationMENDES, Larissa Barros. A importância da experiência do usuário na acessibilidade bancária para pessoas com baixa visão: um estudo de caso no aplicativo do Banco do Brasil. 2023. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se dedica à análise da acessibilidade e usabilidade na interface do aplicativo do Banco do Brasil, especialmente voltada para usuários com baixa visão no âmbito focal. Explorando os princípios da ergonomia cognitiva e do design, a pesquisa visa compreender e aprimorar a experiência desses usuários, promovendo uma interação mais inclusiva e eficiente. A metodologia inclui uma abordagem sistêmica entre o processo de design e a Análise Ergonômica da Atividade (AEA), fazendo uso de testes práticos com usuários além da proposição de soluções para otimizar a usabilidade. Dito isso, ao integrar tais conceitos, este estudo busca contribuir para a construção de interfaces digitais mais inclusivas e eficazes, atendendo às necessidades específicas de usuários com baixa visão, uma vez que todos têm direito à acessibilidade digital. Por fim, cabe dizer que as descobertas e recomendações apresentadas neste trabalho visam enriquecer o campo do design centrado no usuário e impulsionar a criação de interfaces bancárias mais acessíveis e amigáveis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subject.keywordBanco do Brasilpt_BR
dc.subject.keywordErgonomiapt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidade digitalpt_BR
dc.titleA importância da experiência do usuário na acessibilidade bancária para pessoas com baixa visão : um estudo de caso no aplicativo do Banco do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T14:59:46Z-
dc.date.available2024-08-05T14:59:46Z-
dc.date.submitted2023-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39407-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work is dedicated to the analysis of accessibility and usability in the interface of Banco do Brasil's mobile application, with a specific focus on users with low vision. By exploring the principles of cognitive ergonomics and design, the research aims to understand and enhance the experience of these users, fostering a more inclusive and efficient interaction. The methodology employs a systemic approach that integrates the design process and Activity Ergonomics Analysis (AEA), incorporating practical user testing and proposing solutions to optimize usability. By integrating these concepts, this study seeks to contribute to the development of more inclusive and effective digital interfaces, meeting the specific needs of users with low vision, as everyone is entitled to digital accessibility. Finally, it is worth noting that the findings and recommendations presented in this work aim to enrich the field of user-centered design and drive the creation of more accessible and user-friendly banking interfaces.pt_BR
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