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2023_FabiolaLouiseDeSouzaPantoja_tcc.pdf2,99 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCamara, Rogerio José-
dc.contributor.authorPantoja, Fabíola Louise de Souza-
dc.identifier.citationPANTOJA, Fabíola Louise de Souza. Sunlight: Processo de adaptação de uma webcomic de tela infinita para formato impresso. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs histórias em quadrinhos têm sido um produto cultural que reflete sua época desde seu surgimento no século XX. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, o formato de tela infinita tornou-se uma opção para criadores independentes. Ainda assim, existe uma demanda comercial de quadrinhos impressos e com isso, surgem as adaptações impressas de quadrinhos originalmente produzidos em tela infinita. O objetivo desse projeto foi compreender quais adaptações necessárias para criar uma versão impressa de uma webcomic de tela infinita. Como metodologia, o projeto foi separado em duas etapas. Na primeira foi feita uma análise teórica, onde é explicado cada formato e conceitos estruturais das histórias em quadrinhos e um estudo de caso de Lore Olympus, fazendo comparações entre sua versão digital e as soluções encontradas para a adaptação impressa. Na segunda etapa, foi produzida uma HQ em tela infinita – SUNLIGHT – que posteriormente foi adaptada para uma história em quadrinhos impressa, separando em fases de pré-produção, produção e pós-produção. A realização dos estudos de caso e a sistematização do processo de criação nos levaram a um resultado que permitiu notar as particularidades de cada meio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordWebcomicspt_BR
dc.titleSunlight : processo de adaptação de uma webcomic de tela infinita para formato impressopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T14:02:16Z-
dc.date.available2024-08-05T14:02:16Z-
dc.date.submitted2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39401-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Comics have been a cultural product reflecting their times since their emergence in the 20th century. With the development of digital technology, the infinite canvas format has become an option for independent creators. Still, there is a commercial demand for printed comics and with that, printed adaptations of comics originally produced on infinite canvas emerge. The objective of this project was to understand what adaptations were necessary to create a printed version of an infinite canvas webcomic. As a methodology, the project was separated into two stages. In the first, a theoretical analysis was carried out, explaining each format and structural concepts of comics and a case study of Lore Olympus, making comparisons between its digital version and the solutions found for the printed adaptation. In the second stage, a comic was produced on an infinite canvas – SUNLIGHT – which would later be adapted into a printed comic book, separating into pre-production, production and post-production phases. Carrying out case studies and systematizing the creation process led us to a result that allowed us to notice the particularities of each medium.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



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