Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39401
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FabiolaLouiseDeSouzaPantoja_tcc.pdf2,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sunlight : processo de adaptação de uma webcomic de tela infinita para formato impresso
Autor(es): Pantoja, Fabíola Louise de Souza
Orientador(es): Camara, Rogerio José
Assunto: Histórias em quadrinhos
Webcomics
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 5-Ago-2024
Referência: PANTOJA, Fabíola Louise de Souza. Sunlight: Processo de adaptação de uma webcomic de tela infinita para formato impresso. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As histórias em quadrinhos têm sido um produto cultural que reflete sua época desde seu surgimento no século XX. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, o formato de tela infinita tornou-se uma opção para criadores independentes. Ainda assim, existe uma demanda comercial de quadrinhos impressos e com isso, surgem as adaptações impressas de quadrinhos originalmente produzidos em tela infinita. O objetivo desse projeto foi compreender quais adaptações necessárias para criar uma versão impressa de uma webcomic de tela infinita. Como metodologia, o projeto foi separado em duas etapas. Na primeira foi feita uma análise teórica, onde é explicado cada formato e conceitos estruturais das histórias em quadrinhos e um estudo de caso de Lore Olympus, fazendo comparações entre sua versão digital e as soluções encontradas para a adaptação impressa. Na segunda etapa, foi produzida uma HQ em tela infinita – SUNLIGHT – que posteriormente foi adaptada para uma história em quadrinhos impressa, separando em fases de pré-produção, produção e pós-produção. A realização dos estudos de caso e a sistematização do processo de criação nos levaram a um resultado que permitiu notar as particularidades de cada meio.
Abstract: Comics have been a cultural product reflecting their times since their emergence in the 20th century. With the development of digital technology, the infinite canvas format has become an option for independent creators. Still, there is a commercial demand for printed comics and with that, printed adaptations of comics originally produced on infinite canvas emerge. The objective of this project was to understand what adaptations were necessary to create a printed version of an infinite canvas webcomic. As a methodology, the project was separated into two stages. In the first, a theoretical analysis was carried out, explaining each format and structural concepts of comics and a case study of Lore Olympus, making comparisons between its digital version and the solutions found for the printed adaptation. In the second stage, a comic was produced on an infinite canvas – SUNLIGHT – which would later be adapted into a printed comic book, separating into pre-production, production and post-production phases. Carrying out case studies and systematizing the creation process led us to a result that allowed us to notice the particularities of each medium.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.