Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndersonXavierdeAlmeida_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Infraestrutura urbana : impactos relacionados à ausência de placas de logradouros na cidade de Planaltina
Autor(es): Almeida, Anderson Xavier de
Orientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Planejamento urbano
Brasília (DF) - planejamento urbano
Qualidade de vida
Planaltina (DF)
Sinalização urbana
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 5-Ago-2024
Referência: ALMEIDA, Anderson Xavier de. Infraestrutura urbana: impactos relacionados à ausência de placas de logradouros na cidade de Planaltina. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A falta de planejamento das cidades urbanas, bem como a capacidade ocupacional e o suporte do ambiente físico no qual a cidade está inserida, são fatores com grande relevância e que podem modificar significativamente a qualidade de vida da população que nela habita. Diante disto, esse estudo visa de forma sucinta chamar a atenção para a importância das placas de identificação no espaço urbano, sua evolução ao longo do tempo e o reflexo delas no cotidiano dos moradores da cidade de Planaltina DF. Este estudo teve como objetivo geral identificar a relevância do planejamento da infraestrutura urbana em torno das placas de denominação de logradouros. Além disso, teve como objetivos específicos: Conhecer os preceitos que permeiam a comunicação visual nas cidades; abordar sobre a gestão ambiental e infraestrutura urbana; identificar os fatores associados a qualidade de vida em relação a infraestrutura urbana. O método utilizado foi a pesquisa de campo, através de uma entrevista com pessoas diretamente envolvidas na cidade de Planaltina-DF, que relatam a sua concepção em relação as placas de denominação de logradouros da cidade de Planaltina-DF, bem como as dificuldades de mobilidade urbana e o acesso aos serviços públicos e privados. Com esse estudo, foi possível identificar que na cidade de Planaltina os logradouros públicos não estão adequadamente mantidos e que há necessidade de políticas públicas sobre o assunto. Por conta da ausência ou precariedade das placas de indicação de logradouros, os serviços em domicilio sofrem atrasos ou deixam de ser prestados e com isso comprometendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.