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dc.contributor.advisorCauduro, Fernanda Letícia Frates-
dc.contributor.authorSilva, Giovanna Francisca da-
dc.identifier.citationSILVA, Giovanna Francisca da. Projetos de extensão interprofissional em saúde no Centro-Oeste. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA formação de profissionais de saúde aptos a trabalhar em equipe, de forma colaborativa e interprofissional, deve propiciar espaços de interação entre dois ou mais estudantes de cursos diferentes. Projetos de extensão são potenciais formas de viabilizar essa interação e favorecer o desenvolvimento de competências colaborativas. Objetivo: mapear projetos de extensão interprofissionais em saúde nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Centro-Oeste. Metodologia: pesquisa descritiva, documental de abordagem qualitativa. A coleta de dados seguiu as etapas de identificação, seleção e elegibilidade. Resultados e Implicações: o mapeamento possibilitou a identificação de um projeto de extensão na Universidade do Estado de Mato Grosso, 11 projetos na Universidade Federal de Goiás e sete na Universidade de Brasília. Os projetos selecionados congregam dois ou mais cursos da área da saúde, porém, poucos explicitaram práticas interprofissionais ou colaborativas na descrição das atividades realizadas. Neste sentido, não significa que não haja sua realização prática, entretanto em sua descrição não fomentam a realização colaborativa. Houve também o protagonismo da enfermagem, demonstrando ser o curso com mais projetos engajados na área interprofissional. O contato por meio de educação interprofissional permite a construção de discussões por diferentes perspectivas e outros campos de conhecimentos teóricos-científicos agregando a sua formação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação interprofissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.titleProjetos de extensão interprofissional em saúde no Centro-Oestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T13:06:42Z-
dc.date.available2024-08-05T13:06:42Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39394-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The training of health professionals able to work in a team, in a collaborative and interprofessional manner, should provide space for interaction between two or more students of different courses. Extension projects are powerful ways to enable this interaction and foster the development of collaborative skills. Objective: to map interprofessional extension projects in health in the Public Institutions of Higher Education of the Central-West. Methodology: descriptive research, documentary of qualitative approach. The data collection followed the identification, selection and eligibility steps. Results and Implications: mapping enabled the identification of one extension project at the Universidade do Estado de Mato Grosso, 11 projects at the Universidade Federal de Goiás and seven at the Universidade de Brasília. The selected projects bring together two or more courses in the area of health, however, few have explained interprofessional or collaborative practices in describing the activities carried out. In this sense, it does not mean that there is no practical realization, however in their description do not encourage collaborative realization. The contact through interprofessional education allows the construction of discussions from different perspectives and other fields of theoretical-scientific knowledge aggregating their formation.pt_BR
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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