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Título: O impacto das Game Jams como ferramenta de aprendizado na Universidade de Brasília
Autor(es): Severo, Liverson Paulo Furtado
Orientador(es): Costa Júnior, Edson Alves da
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - Engenharia de Software
Jogos eletrônicos
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 31-Jul-2024
Referência: SEVERO, Liverson Paulo Furtado. O impacto das Game Jams como ferramenta de aprendizado na Universidade de Brasília. 2023. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Game Jams são experiências de intensidade e facilitação social e destacam a importância da dimensão relacional como processo e resultado da experiência educativa vivida em contexto de Game Jam. Essas experiências são vividas por meio de eventos de desenvolvimento de jogos com um determinado tema e tempo limite para desenvolvimento. Esses eventos que ocorrem no mundo inteiro têm um grande potencial de aprendizado para os participantes com a aplicação da metodologia de aprendizado Problem Based Learning (PBL). A pesquisa seguiu de forma exploratória, com natureza aplicada, cujo objetivo é utilizar Game Jams para realizar um estudo de caso, para saber se elas conseguem mitigar a falta de aprendizado na área de jogos dos estudantes de Engenharia de Software do campus Gama da Universidade de Brasília (UnB). Para analisar esse potencial de aprendizado, houve um estudo de caso por via das duas Game Jams realizadas nas semanas universitárias de 2022 e 2023 da UnB. Para a coleta e análise dos resultados foi utilizado um questionário respondido pelos participantes via formulário eletrônico com abordagem qualitativa. O resultado alcançado foi aumento do aprendizado dos participantes das Game Jams na área de desenvolvimento de jogos, documentações do mínimo projeto viável (MVP) e diagramas Business Process Model and Notation (BPMN) para a montagem e realização da Game Jam.
Abstract: Game Jams são experiências de intensidade e facilitação social e destacam a importância da dimensão relacional como processo e resultado da experiência educativa vivida em contexto de Game Jam. Game Jams are experiences of intensity and social facilitation and highlight the importance of the relational dimension as process and result of an educative and lived experience in context of Game Jam. Theses experiences are lived throught events of game develop ment with a specific theme and time limit of development. These events occurs all over the world and has a great potential of learn to participants with the use of Problem Based Learning (PBL). The research followed with an exploratory shape and applied nature, where the goal is use Game Jams to make case study to know if they can mitigate lack of learning of the students of Software Engineering from campus Gama of University of Brasília (UnB) in the game area. To analyze this potential of learning, there was a case study by the way of two Game Jams performed during the universitary weeks of 2022 and 2023 of UnB. To collect and analyze the results, was used a questionnaire with response from participants via eletronic form with qualitative approach. The achieved result was the increase of knowledge of the participantes of the Game Jams in the area of game development, documentations of minimum viable product (MVP) and diagrams Business Process Model and Notation (BPMN) to mount and execute a Game Jam.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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