Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa Júnior, Edson Alves da | - |
dc.contributor.author | Severo, Liverson Paulo Furtado | - |
dc.identifier.citation | SEVERO, Liverson Paulo Furtado. O impacto das Game Jams como ferramenta de aprendizado na Universidade de Brasília. 2023. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Game Jams são experiências de intensidade e facilitação social e destacam a importância
da dimensão relacional como processo e resultado da experiência educativa vivida em
contexto de Game Jam. Essas experiências são vividas por meio de eventos de desenvolvimento de jogos com um determinado tema e tempo limite para desenvolvimento. Esses
eventos que ocorrem no mundo inteiro têm um grande potencial de aprendizado para os
participantes com a aplicação da metodologia de aprendizado Problem Based Learning
(PBL). A pesquisa seguiu de forma exploratória, com natureza aplicada, cujo objetivo
é utilizar Game Jams para realizar um estudo de caso, para saber se elas conseguem
mitigar a falta de aprendizado na área de jogos dos estudantes de Engenharia de Software do campus Gama da Universidade de Brasília (UnB). Para analisar esse potencial
de aprendizado, houve um estudo de caso por via das duas Game Jams realizadas nas
semanas universitárias de 2022 e 2023 da UnB. Para a coleta e análise dos resultados foi
utilizado um questionário respondido pelos participantes via formulário eletrônico com
abordagem qualitativa. O resultado alcançado foi aumento do aprendizado dos participantes das Game Jams na área de desenvolvimento de jogos, documentações do mínimo
projeto viável (MVP) e diagramas Business Process Model and Notation (BPMN) para a
montagem e realização da Game Jam. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Engenharia de Software | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.title | O impacto das Game Jams como ferramenta de aprendizado na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T14:00:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T14:00:43Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39349 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Game Jams são experiências de intensidade e facilitação social e destacam a importância da dimensão
relacional como processo e resultado da experiência educativa vivida em contexto de Game
Jam. Game Jams are experiences of intensity and social facilitation and highlight the importance of the relational dimension as process and result of an educative and lived experience
in context of Game Jam. Theses experiences are lived throught events of game develop ment with a specific theme and time limit of development. These events occurs all over the
world and has a great potential of learn to participants with the use of Problem Based
Learning (PBL). The research followed with an exploratory shape and applied nature,
where the goal is use Game Jams to make case study to know if they can mitigate lack
of learning of the students of Software Engineering from campus Gama of University of
Brasília (UnB) in the game area. To analyze this potential of learning, there was a case
study by the way of two Game Jams performed during the universitary weeks of 2022 and
2023 of UnB. To collect and analyze the results, was used a questionnaire with response
from participants via eletronic form with qualitative approach. The achieved result was
the increase of knowledge of the participantes of the Game Jams in the area of game
development, documentations of minimum viable product (MVP) and diagrams Business
Process Model and Notation (BPMN) to mount and execute a Game Jam. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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