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Título: Implementação do Labirinto do Rato Cego usando SDL e C++
Autor(es): Ferreira, Ian Fillipe Pontes
Orientador(es): Costa Júnior, Edson Alves da
Assunto: Jogos eletrônicos
Linguagem de programação (Computadores)
Aprendizagem baseada em projetos
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 31-Jul-2024
Referência: FERREIRA, Ian Fillipe Pontes. Implementação do Labirinto do Rato Cego usando SDL e C++. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A integração de jogos eletrônicos pode oferecer aos alunos oportunidades inovadoras de aprendizado, promovendo a capacidade de observar, analisar, ponderar e construir co nhecimento de maneira ativa. Nesse contexto, o presente trabalho propôs uma nova im plementação para o jogo Labirinto do Rato Cego com o objetivo de apoiar o ensino de programação. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, o jogo original apoiava os alunos na aplicação de conceitos fundamentais de programação, como lógica computacional, algoritmos de busca, tomada de decisões e estruturas de dados. A nova implementação, realizada em C++ e SDL2, incorpora funcionalidades que permi tem aos alunos criar seus próprios labirintos, desenvolver o código para a movimentação do rato e interagir com a interface do jogo para visualizar sua locomoção no labirinto. Essa abordagem visou aperfeiçoar o Labirinto do Rato Cego original para linguagens de programação e bibliotecas mais modernas.
Abstract: The integration of electronic games can offer students innovative learning opportunities, promoting the ability to observe, analyze, ponder and actively construct knowledge. In this context, this paper proposed a new implementation of the Labirinto do Rato Cego game with the aim of supporting the teaching of programming. Using the Problem-Based Learning methodology, the original game supported students in applying fundamental programming concepts such as computer logic, search algorithms, decision-making and data structures. The new implementation, made in C++ and SDL2, incorporates features that allow students to create their own mazes, develop the code for moving the mouse and interact with the game’s interface to visualize their movement through the labyrinth. This approach aimed to improve the original Blind Mouse Maze for more modern programming languages and libraries.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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