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2023_IanFillipePontesFerreira_tcc.pdf3,83 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCosta Júnior, Edson Alves da-
dc.contributor.authorFerreira, Ian Fillipe Pontes-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ian Fillipe Pontes. Implementação do Labirinto do Rato Cego usando SDL e C++. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA integração de jogos eletrônicos pode oferecer aos alunos oportunidades inovadoras de aprendizado, promovendo a capacidade de observar, analisar, ponderar e construir co nhecimento de maneira ativa. Nesse contexto, o presente trabalho propôs uma nova im plementação para o jogo Labirinto do Rato Cego com o objetivo de apoiar o ensino de programação. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, o jogo original apoiava os alunos na aplicação de conceitos fundamentais de programação, como lógica computacional, algoritmos de busca, tomada de decisões e estruturas de dados. A nova implementação, realizada em C++ e SDL2, incorpora funcionalidades que permi tem aos alunos criar seus próprios labirintos, desenvolver o código para a movimentação do rato e interagir com a interface do jogo para visualizar sua locomoção no labirinto. Essa abordagem visou aperfeiçoar o Labirinto do Rato Cego original para linguagens de programação e bibliotecas mais modernas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.titleImplementação do Labirinto do Rato Cego usando SDL e C++pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T11:54:04Z-
dc.date.available2024-07-31T11:54:04Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39343-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The integration of electronic games can offer students innovative learning opportunities, promoting the ability to observe, analyze, ponder and actively construct knowledge. In this context, this paper proposed a new implementation of the Labirinto do Rato Cego game with the aim of supporting the teaching of programming. Using the Problem-Based Learning methodology, the original game supported students in applying fundamental programming concepts such as computer logic, search algorithms, decision-making and data structures. The new implementation, made in C++ and SDL2, incorporates features that allow students to create their own mazes, develop the code for moving the mouse and interact with the game’s interface to visualize their movement through the labyrinth. This approach aimed to improve the original Blind Mouse Maze for more modern programming languages and libraries.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



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