Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa Júnior, Edson Alves da | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Ian Fillipe Pontes | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ian Fillipe Pontes. Implementação do Labirinto do Rato Cego usando SDL e C++. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A integração de jogos eletrônicos pode oferecer aos alunos oportunidades inovadoras de
aprendizado, promovendo a capacidade de observar, analisar, ponderar e construir co nhecimento de maneira ativa. Nesse contexto, o presente trabalho propôs uma nova im plementação para o jogo Labirinto do Rato Cego com o objetivo de apoiar o ensino de
programação. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, o jogo
original apoiava os alunos na aplicação de conceitos fundamentais de programação, como
lógica computacional, algoritmos de busca, tomada de decisões e estruturas de dados. A
nova implementação, realizada em C++ e SDL2, incorpora funcionalidades que permi tem aos alunos criar seus próprios labirintos, desenvolver o código para a movimentação
do rato e interagir com a interface do jogo para visualizar sua locomoção no labirinto.
Essa abordagem visou aperfeiçoar o Labirinto do Rato Cego original para linguagens de
programação e bibliotecas mais modernas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem de programação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
dc.title | Implementação do Labirinto do Rato Cego usando SDL e C++ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T11:54:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T11:54:04Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39343 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The integration of electronic games can offer students innovative learning opportunities,
promoting the ability to observe, analyze, ponder and actively construct knowledge. In
this context, this paper proposed a new implementation of the Labirinto do Rato Cego
game with the aim of supporting the teaching of programming. Using the Problem-Based
Learning methodology, the original game supported students in applying fundamental
programming concepts such as computer logic, search algorithms, decision-making and
data structures. The new implementation, made in C++ and SDL2, incorporates features
that allow students to create their own mazes, develop the code for moving the mouse and
interact with the game’s interface to visualize their movement through the labyrinth. This
approach aimed to improve the original Blind Mouse Maze for more modern programming
languages and libraries. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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