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Título: IcePatterns : um site educacional de padrões de projeto orientado a uma abordagem de aprendizagem gamificada
Autor(es): Lermen, Aline Helena
Campos, Davi Marinho da Silva
Orientador(es): Serrano, Milene
Coorientador(es): Serrano, Maurício
Assunto: Sites da Web - desenvolvimento
Software educacional
Gamificação
Data de apresentação: 22-Dez-2023
Data de publicação: 30-Jul-2024
Referência: LERMEN, Aline Helena; CAMPOS, Davi Marinho da Silva. IcePatterns: um site educacional de padrões de projeto orientado a uma abordagem de aprendizagem gamificada. 2023. 149 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os padrões de projeto, fundamentais na área de engenharia de software, fornecem soluções comuns para problemas de design na programação. Os padrões de projeto conferem uma abordagem estruturada para resolver problemas de projeto específicos, e podem ser aplicados em diferentes cenários, seja na arquitetura de sistemas; no projeto de classes, ou ainda no projeto de métodos. A aprendizagem de padrões de projeto é um processo desafiador para os estudantes, ora desinteressante, ora difícil. A gamificação, compreendendo o emprego de elementos de jogos em contextos não lúdicos, tem se apresentado como uma orientação pertinente para motivação e engajamento em diferentes contextos. Nesse trabalho, elaborou-se uma abordagem gamificada para a aprendizagem de padrões de projeto, sendo os conteúdos apresentados em um site educacional. Portanto, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa; natureza aplicada; objetivos exploratórios, e que faz uso de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação como procedimentos.
Abstract: Design patterns, fundamental in the area of software engineering, provide common solutions to design problems in programming. Design patterns offer a structured approach to solving specific design problems, and can be applied in different scenarios, whether in systems architecture; in the design of classes, or even in the design of methods. Learning design patterns is a challenging process for students, sometimes uninteresting, sometimes difficult. Gamification, comprising the use of game elements in non-ludic contexts, has been presented as a relevant orientation for motivation and engagement in different contexts. In this work, we developed a gamified approach for learning design patterns, with the contents being presented on an educational website. Therefore, it is research with a qualitative approach; applied nature; exploratory objectives, and that makes use of bibliographic research and action research as procedures.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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