Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Serrano, Milene | - |
dc.contributor.author | Lermen, Aline Helena | - |
dc.contributor.author | Campos, Davi Marinho da Silva | - |
dc.identifier.citation | LERMEN, Aline Helena; CAMPOS, Davi Marinho da Silva. IcePatterns: um site educacional de padrões de projeto orientado a uma abordagem de aprendizagem gamificada. 2023. 149 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os padrões de projeto, fundamentais na área de engenharia de software, fornecem
soluções comuns para problemas de design na programação. Os padrões de projeto
conferem uma abordagem estruturada para resolver problemas de projeto específicos, e podem ser aplicados em diferentes cenários, seja na arquitetura de sistemas;
no projeto de classes, ou ainda no projeto de métodos. A aprendizagem de padrões
de projeto é um processo desafiador para os estudantes, ora desinteressante, ora difícil. A gamificação, compreendendo o emprego de elementos de jogos em contextos
não lúdicos, tem se apresentado como uma orientação pertinente para motivação e
engajamento em diferentes contextos. Nesse trabalho, elaborou-se uma abordagem
gamificada para a aprendizagem de padrões de projeto, sendo os conteúdos apresentados em um site educacional. Portanto, trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa; natureza aplicada; objetivos exploratórios, e que faz uso de pesquisa
bibliográfica e pesquisa-ação como procedimentos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sites da Web - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.title | IcePatterns : um site educacional de padrões de projeto orientado a uma abordagem de aprendizagem gamificada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T13:21:53Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T13:21:53Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39331 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Serrano, Maurício | - |
dc.description.abstract1 | Design patterns, fundamental in the area of software engineering, provide common solutions to design problems in programming. Design patterns offer a structured approach
to solving specific design problems, and can be applied in different scenarios, whether in
systems architecture; in the design of classes, or even in the design of methods. Learning
design patterns is a challenging process for students, sometimes uninteresting, sometimes
difficult. Gamification, comprising the use of game elements in non-ludic contexts, has
been presented as a relevant orientation for motivation and engagement in different contexts. In this work, we developed a gamified approach for learning design patterns, with
the contents being presented on an educational website. Therefore, it is research with
a qualitative approach; applied nature; exploratory objectives, and that makes use of
bibliographic research and action research as procedures. | pt_BR |
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