Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39331
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlineLermen_DaviCampos_tcc.pdf8,66 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSerrano, Milene-
dc.contributor.authorLermen, Aline Helena-
dc.contributor.authorCampos, Davi Marinho da Silva-
dc.identifier.citationLERMEN, Aline Helena; CAMPOS, Davi Marinho da Silva. IcePatterns: um site educacional de padrões de projeto orientado a uma abordagem de aprendizagem gamificada. 2023. 149 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs padrões de projeto, fundamentais na área de engenharia de software, fornecem soluções comuns para problemas de design na programação. Os padrões de projeto conferem uma abordagem estruturada para resolver problemas de projeto específicos, e podem ser aplicados em diferentes cenários, seja na arquitetura de sistemas; no projeto de classes, ou ainda no projeto de métodos. A aprendizagem de padrões de projeto é um processo desafiador para os estudantes, ora desinteressante, ora difícil. A gamificação, compreendendo o emprego de elementos de jogos em contextos não lúdicos, tem se apresentado como uma orientação pertinente para motivação e engajamento em diferentes contextos. Nesse trabalho, elaborou-se uma abordagem gamificada para a aprendizagem de padrões de projeto, sendo os conteúdos apresentados em um site educacional. Portanto, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa; natureza aplicada; objetivos exploratórios, e que faz uso de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação como procedimentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSites da Web - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordSoftware educacionalpt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.titleIcePatterns : um site educacional de padrões de projeto orientado a uma abordagem de aprendizagem gamificadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-30T13:21:53Z-
dc.date.available2024-07-30T13:21:53Z-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39331-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSerrano, Maurício-
dc.description.abstract1Design patterns, fundamental in the area of software engineering, provide common solutions to design problems in programming. Design patterns offer a structured approach to solving specific design problems, and can be applied in different scenarios, whether in systems architecture; in the design of classes, or even in the design of methods. Learning design patterns is a challenging process for students, sometimes uninteresting, sometimes difficult. Gamification, comprising the use of game elements in non-ludic contexts, has been presented as a relevant orientation for motivation and engagement in different contexts. In this work, we developed a gamified approach for learning design patterns, with the contents being presented on an educational website. Therefore, it is research with a qualitative approach; applied nature; exploratory objectives, and that makes use of bibliographic research and action research as procedures.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.