Título: | Um estudo de caso sobre o projeto Grafita!Trans : transformando territórios com graffiti, turismo e socioeducação |
Autor(es): | Miranda, Klaus Antônio Maria Gonçalves |
Orientador(es): | Pena, Luiz Carlos Spiller |
Assunto: | Pessoas transgênero Identidade de gênero Grafite (Arte) |
Data de apresentação: | 12-Jul-2023 |
Data de publicação: | 30-Jul-2024 |
Referência: | MIRANDA, Klaus Antônio Maria Gonçalves. Um estudo de caso sobre o projeto Grafita!Trans: transformando territórios com graffiti, turismo e socioeducação. 2023. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A arte, o Hip-Hop e a transgeneridade têm sido há tempos objeto de conflito e desejo dessa
sociedade ainda tão distante de fazer as pazes consigo mesma, e são marcadores que
movimentam pessoas, ideias e dinheiro através do Brasil. Os conflitos sociais
evidentemente costuram uma ferida apertada e dolorosa sobre a experiência, tanto de
pessoas trans viajando através do mundo; como também nas limitações e desafios da
realização da primeira edição do projeto Grafita!Trans, em Samambaia; e em nossos
cotidianos, das mais adversas formas. Este trabalho é um registro de memória em dois
tempos: primeiro, o resgate documental e bibliográfico do passado que não permitiram que
fosse registrado sobre a população trans no Brasil, demarcando que a mesma também
sempre existiu através dos tempos. Segundo, o registro de um dispositivo de ocupação da
rua para corpos marginalizados em um tempo mais presente. O Grafita!Trans pôs em
prática o graffiti, tecnologia essa que nos permite transformar a cidade enquanto nos
conectamos com as histórias ancestrais que passam a ser contadas pelos muros e
acessadas através do turismo, quando o evento extraordinário faz com que um indivíduo
passe a se sentir parte do todo e acessar aspectos emocionais de uma maneira
completamente diferente de seu cotidiano. Os graffitis foram realizados pelas pessoas trans
que participaram de três oficinas formativas de sensibilização nesse sentido. A criação
desse projeto gerou a aplicação de uma metodologia pedagógica que foi realizada também
em outros projetos independentes, como o banheiro neutro do Centro de Excelência em
Turismo da UnB, e o leilão por mais tintas. Através da transformação do espaço,
estimulamos a transformação da comunidade ao reconhecer o valor de falar sobre
diversidades e mundos mais acolhedores. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Turismo
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.