Título: | Modelo de autoavaliação : uma proposta para o curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Luminati, Pedro Henrique Andreoli |
Orientador(es): | Monteiro, Simone Borges Simão |
Assunto: | Gestão da qualidade Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Universidade de Brasília (UnB) - Engenharia de Produção Ensino superior - auto-avaliação |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 24-Jul-2024 |
Referência: | LUMINATI, Pedro Henrique Andreoli. Modelo de autoavaliação: uma proposta para o curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A gestão da qualidade em Instituições de Ensino Superior (IES) têm marcado diversos debates
pelo país, onde as exigências sofridas pelos profissionais na sua inserção no mercado incluem
cada vez mais o reconhecimento da qualificação acadêmica dos mesmos. Levando isto em
consideração, o trabalho se inicia com uma abordagem do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior (SINAES) no Brasil, estabelecido pela Lei Nº 10.861 de 2004. Composto por
três pilares avaliativos - avaliação institucional externa, avaliação de cursos de graduação e
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o SINAES visa garantir padrões de
qualidade no ensino superior, que posteriormente influenciarão nas decisões regulatórias do
Ministério da Educação (MEC). Partindo deste ponto, o trabalho buscou referências sobre o tema
na literatura por meio da Teoria do Enfoque Meta Analítico Consolidado (TEMAC),
desenvolvida por Melo Mariano e Rocha Santos em 2017, assim como a busca em documentos
da Universidade de Brasília e consulta aos docentes membros da Comissão Própria de
Autoavaliação (CPA) por ações e modelos de autoavaliação institucional já vigentes na
Universidade. Com este levantamento realizado, foi possível a elaboração de uma metodologia
(ou modelo) própria de autoavaliação para o Curso de Engenharia de Produção da Universidade
de Brasília, que posteriormente poderá ser replicado para os demais cursos de engenharia da
Faculdade de Tecnologia. O modelo desenvolvido conta com as etapas de planejamento,
preparação, aplicação e consolidação, onde cada uma das etapas consiste em uma série de tarefas
a serem desenvolvidas, aplicadas e posteriormente divulgadas em um relatório de autoavaliação
do curso. |
Abstract: | Quality management in Higher Education Institutions (HEIs) has marked several debates across
the country, where the demands faced by professionals in their entry into the market increasingly
include the recognition of their academic qualifications. Taking this into consideration, the work
begins with an approach to the National Higher Education Assessment System (SINAES) in
Brazil, established by Law No. 10.861 of 2004. Composed of three assessment pillars - external
institutional assessment, assessment of undergraduate courses and National Student Performance
Examination (ENADE), SINAES aims to guarantee quality standards in higher education, which
will later influence the regulatory decisions of the Ministry of Education (MEC). Starting from
this point, the work sought references on the topic in the literature through the Consolidated
Meta Analytical Approach Theory (TEMAC), developed by Melo Mariano and Rocha Santos in
2017, as well as searching documents from the University of Brasília and consulting teachers
members of the Self-Assessment Committee (CPA) for institutional self-assessment actions and
models already in force at the University. With this survey carried out, it was possible to develop
a self-assessment methodology (or model) for the Production Engineering Course at the
University of Brasília, which could later be replicated for other engineering courses at the
Faculty of Technology. The model developed includes the stages of planning, preparation,
application and consolidation, where each of the stages consists of a series of tasks to be
developed, applied and subsequently disclosed in a course self-evaluation report. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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