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dc.contributor.advisorMonteiro, Simone Borges Simão-
dc.contributor.authorLuminati, Pedro Henrique Andreoli-
dc.identifier.citationLUMINATI, Pedro Henrique Andreoli. Modelo de autoavaliação: uma proposta para o curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA gestão da qualidade em Instituições de Ensino Superior (IES) têm marcado diversos debates pelo país, onde as exigências sofridas pelos profissionais na sua inserção no mercado incluem cada vez mais o reconhecimento da qualificação acadêmica dos mesmos. Levando isto em consideração, o trabalho se inicia com uma abordagem do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil, estabelecido pela Lei Nº 10.861 de 2004. Composto por três pilares avaliativos - avaliação institucional externa, avaliação de cursos de graduação e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o SINAES visa garantir padrões de qualidade no ensino superior, que posteriormente influenciarão nas decisões regulatórias do Ministério da Educação (MEC). Partindo deste ponto, o trabalho buscou referências sobre o tema na literatura por meio da Teoria do Enfoque Meta Analítico Consolidado (TEMAC), desenvolvida por Melo Mariano e Rocha Santos em 2017, assim como a busca em documentos da Universidade de Brasília e consulta aos docentes membros da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) por ações e modelos de autoavaliação institucional já vigentes na Universidade. Com este levantamento realizado, foi possível a elaboração de uma metodologia (ou modelo) própria de autoavaliação para o Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília, que posteriormente poderá ser replicado para os demais cursos de engenharia da Faculdade de Tecnologia. O modelo desenvolvido conta com as etapas de planejamento, preparação, aplicação e consolidação, onde cada uma das etapas consiste em uma série de tarefas a serem desenvolvidas, aplicadas e posteriormente divulgadas em um relatório de autoavaliação do curso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão da qualidadept_BR
dc.subject.keywordSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)pt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - auto-avaliaçãopt_BR
dc.titleModelo de autoavaliação : uma proposta para o curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-24T15:16:43Z-
dc.date.available2024-07-24T15:16:43Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39321-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Quality management in Higher Education Institutions (HEIs) has marked several debates across the country, where the demands faced by professionals in their entry into the market increasingly include the recognition of their academic qualifications. Taking this into consideration, the work begins with an approach to the National Higher Education Assessment System (SINAES) in Brazil, established by Law No. 10.861 of 2004. Composed of three assessment pillars - external institutional assessment, assessment of undergraduate courses and National Student Performance Examination (ENADE), SINAES aims to guarantee quality standards in higher education, which will later influence the regulatory decisions of the Ministry of Education (MEC). Starting from this point, the work sought references on the topic in the literature through the Consolidated Meta Analytical Approach Theory (TEMAC), developed by Melo Mariano and Rocha Santos in 2017, as well as searching documents from the University of Brasília and consulting teachers members of the Self-Assessment Committee (CPA) for institutional self-assessment actions and models already in force at the University. With this survey carried out, it was possible to develop a self-assessment methodology (or model) for the Production Engineering Course at the University of Brasília, which could later be replicated for other engineering courses at the Faculty of Technology. The model developed includes the stages of planning, preparation, application and consolidation, where each of the stages consists of a series of tasks to be developed, applied and subsequently disclosed in a course self-evaluation report.pt_BR
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