Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39320
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MateusJereissatiGaluban_tcc.pdf725,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Centralização e descentralização de estoque : um estudo de caso em uma rede varejista de suplementos alimentares
Autor(es): Galuban, Mateus Jereissati
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Suplemento alimentar
Empresas - varejo
Logística empresarial
Gestão de estoque
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 24-Jul-2024
Referência: GALUBAN, Mateus Jereissati. Centralização e descentralização de estoque: um estudo de caso em uma rede varejista de suplementos alimentares. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Escolher um modelo de alocação de estoques é um grande desafio para qualquer empresa. A escolha de um modelo centralizado ou descentralizado leva em conta muitas questões. Como será o impacto de um estoque centralizado na operação? Como os custos logísticos flutuarão a partir de um modelo descentralizado? O estudo de caso apresentado tem como objetivo estudar todos os fatores que compõem o custo logístico e aplicar a literatura encontrada em uma rede varejista de suplementos alimentares a fim de contribuir com o conhecimento e ciência em logística de varejo local. A metodologia utilizada consiste em comparar cenários diferentes de alocação e localização de centros de distribuição e os impactos dessas diferenças no custo logístico da empresa. O estudo analisará os trade-offs encontrados em relação aos custos logísticos a depender do modelo de alocação de estoques em questão. Os resultados obtidos foram de acordo com a literatura encontrada e apresentaram impacto positivo para a rede estudada, sendo validados pelos stake-holders e futuramente aplicados na estrutura logística da empresa.
Abstract: Choosing an inventory allocation model is a major challenge for any company. Choosing a centralized or decentralized model considers many issues. How will a centralized inventory impact the operation? How will logistics costs fluctuate from a decentralized model? The case study presented aims to study all the factors that make up the logistics cost and apply the literature found in a food supplement retail chain to contribute to knowledge and science in local retail logistics. The methodology used consists of comparing different scenarios for the allocation and location of distribution centers and the impacts of these differences on the company's logistics costs. The study will analyze the trade-offs found in relation to logistics costs depending on the inventory allocation model in question. The results obtained were in accordance with the literature found and had a positive impact on the network studied, being validated by stakeholders, and applied in the future to the company's logistics structure
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.