Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VanessaHerreraSilvaPassos_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Crenças na meritocracia e na legitimidade e suas relações com o culto à hierarquia e igualitarismo nas organizações: um levantamento entre estudantes universitários que trabalham
Autor(es): Passos, Vanessa Herrera Silva
Orientador(es): Rossoni, Luciano
Assunto: Autoritarismo
Cultura
Hierarquia
Meritocracia
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 23-Jul-2024
Referência: PASSOS, Vanessa Herrera Silva. Crenças na meritocracia e na legitimidade e suas relações com o culto à hierarquia e igualitarismo nas organizações: um levantamento entre estudantes universitários que trabalham. 2023. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Neste estudo, foram investigadas as atitudes dos estudantes universitários que trabalham em relação à meritocracia nas organizações, abordando percepções sobre estruturas de autoridade e reflexos no ambiente de trabalho. Explorou-se as visões dos estudantes trabalhadores sobre igualitarismo e suas implicações nas interações profissionais. A pesquisa também buscou avaliar como a percepção da legitimidade do sistema de autoridade impacta o comprometimento e a satisfação no trabalho. Para coletar dados, foi desenvolvido um questionário no Google Forms, baseado nos estudos de Tamayo (2000), Davey (1999), Tyler e Blader (2005), e distribuído entre alunos de universidades federais, resultando em aproximadamente 70 respostas, sendo que 58 foram consideradas válidas para análise. Os resultados revelaram que a atitude em relação à hierarquia, o igualitarismo nas organizações e a crença na legitimidade da autoridade organizacional estão interligados com a crença na meritocracia, especialmente entre estudantes universitários que trabalham. A descoberta central indicou que as pessoas tendem a acreditar mais na meritocracia quando percebem maior legitimidade na autoridade organizacional. Isso destaca a importância da percepção de legitimidade na formação de crenças sobre mérito e reforça a ideia de que a legitimação da autoridade impacta não apenas as atitudes em relação à hierarquia, mas também as expectativas em torno da meritocracia e oportunidades de carreira. As implicações práticas sugerem iniciativas que promovam um histórico de memórias legitimadoras no ambiente de trabalho, visando mitigar problemas organizacionais e fomentar atitudes obedientes em relação às autoridades organizacionais. Esses resultados contribuem para uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas organizacionais, especialmente no contexto acadêmico e profissional dos estudantes universitários que participaram da pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.