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2023_VanessaHerreraSilvaPassos_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRossoni, Luciano-
dc.contributor.authorPassos, Vanessa Herrera Silva-
dc.identifier.citationPASSOS, Vanessa Herrera Silva. Crenças na meritocracia e na legitimidade e suas relações com o culto à hierarquia e igualitarismo nas organizações: um levantamento entre estudantes universitários que trabalham. 2023. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, foram investigadas as atitudes dos estudantes universitários que trabalham em relação à meritocracia nas organizações, abordando percepções sobre estruturas de autoridade e reflexos no ambiente de trabalho. Explorou-se as visões dos estudantes trabalhadores sobre igualitarismo e suas implicações nas interações profissionais. A pesquisa também buscou avaliar como a percepção da legitimidade do sistema de autoridade impacta o comprometimento e a satisfação no trabalho. Para coletar dados, foi desenvolvido um questionário no Google Forms, baseado nos estudos de Tamayo (2000), Davey (1999), Tyler e Blader (2005), e distribuído entre alunos de universidades federais, resultando em aproximadamente 70 respostas, sendo que 58 foram consideradas válidas para análise. Os resultados revelaram que a atitude em relação à hierarquia, o igualitarismo nas organizações e a crença na legitimidade da autoridade organizacional estão interligados com a crença na meritocracia, especialmente entre estudantes universitários que trabalham. A descoberta central indicou que as pessoas tendem a acreditar mais na meritocracia quando percebem maior legitimidade na autoridade organizacional. Isso destaca a importância da percepção de legitimidade na formação de crenças sobre mérito e reforça a ideia de que a legitimação da autoridade impacta não apenas as atitudes em relação à hierarquia, mas também as expectativas em torno da meritocracia e oportunidades de carreira. As implicações práticas sugerem iniciativas que promovam um histórico de memórias legitimadoras no ambiente de trabalho, visando mitigar problemas organizacionais e fomentar atitudes obedientes em relação às autoridades organizacionais. Esses resultados contribuem para uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas organizacionais, especialmente no contexto acadêmico e profissional dos estudantes universitários que participaram da pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutoritarismopt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordHierarquiapt_BR
dc.subject.keywordMeritocraciapt_BR
dc.titleCrenças na meritocracia e na legitimidade e suas relações com o culto à hierarquia e igualitarismo nas organizações: um levantamento entre estudantes universitários que trabalhampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-23T19:12:14Z-
dc.date.available2024-07-23T19:12:14Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39315-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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