Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MatiasDavisEscalante_tcc.pdf9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de valor dos consumidores de alimentos hortifrutigranjeiros nas feiras agroecológicas da Ponta Norte e da Colina, Brasília-DF
Autor(es): Escalante, Matias Davis
Orientador(es): Sampaio, Edilene
Assunto: Agroecologia
Alimentação
Alimentos orgânicos
Consumidores - valores sociais
Consumidores - percepção de valor
Consumo
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 23-Jul-2024
Referência: ESCALANTE, Matias Davis. Percepção de valor dos consumidores de alimentos hortifrutigranjeiros nas feiras agroecológicas da Ponta Norte e da Colina, Brasília-DF. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A alimentação exerce um papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas naturais e sociais. No entanto, nos deparamos com um cenário de crise generalizada caracterizada pelo desequilíbrio dos ecossistemas naturais e socioeconômicos, potencializada por eventos como a primeira Revolução Industrial e Revolução Verde. Os problemas que se apresentam nessa crise são sistêmicos, e no caso da alimentação o sistema convencional se mostra, há bastante tempo, insustentável. Assim, traz-se à tona a urgência de soluções sistêmicas que possam combater diversos problemas simultaneamente, sendo a Agroecologia uma possibilidade para isso. Nesse contexto, as feiras agroecológicas se apresentam como um arranjo de comercialização que promove novas relações de valor entre consumidores e produtores, resultando em alternativas àquelas difundidas pela sociedade de consumo e ao sistema alimentar convencional. Esta pesquisa analisa a percepção de valor dos consumidores de alimentos hortifrutigranjeiros nas feiras agroecológicas da Ponta Norte e da Colina, localizadas em Brasília-DF. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao tema, foram investigadas as motivações dos participantes ao irem às feiras, descritos os benefícios e os custos da compra de alimentos hortifrutigranjeiros de bases agroecológicas e identificado o nível de conhecimento das pessoas entrevistadas sobre Agroecologia. O delineamento escolhido foi o estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com os consumidores, além da observação participante, optando-se pela análise de conteúdo na investigação dos dados secundários e primários. Verificou-se que a motivação está fortemente vinculada aos benefícios no consumo dos alimentos de bases agroecológicas, sendo os fatores mais comentados o apoio aos produtores e qualidades dos alimentos. Além disso, identificou-se uma tendência de menção maior aos benefícios que custos, considerando que os custos, principalmente o preço elevado dos alimentos, não se apresentaram como um obstáculo para os consumidores. Em relação ao conhecimento em Agroecologia, verificou-se que, apesar de haver alinhamento com a revisão da literatura, se apresentou predominantemente reduzida focando em aspectos específicos como o respeito e proteção à natureza, e cuidado da saúde. Assim, este estudo conclui que a percepção de valor dos consumidores nos contextos analisados se mostrou positiva, compreendendo as feiras como espaço de criação de novos valores simbólicos a partir da relação entre produtores e consumidores.
Abstract: Food plays a fundamental role in the dynamics of natural and social ecosystems. However, we are facing a scenario of generalized crisis characterized by the imbalance of natural and socio-economic ecosystems, exacerbated by events such as the First Industrial Revolution and the Green Revolution. The problems posed by this crisis are systemic, and in the case of food, the conventional system has been unsustainable for a long time. As a result, there is an urgent need for systemic solutions that can combat several issues simultaneously, and agroecology is one possibility for this. In this context, agroecological fairs present themselves as a marketing arrangement that promotes new value relationships between consumers and producers, resulting in alternatives to those disseminated by consumer society and the conventional food system. This research analyzes the value perception of consumers of horticultural food at the Ponta Norte and Colina agroecological fairs, located in Brasília-DF. To do this, a literature review was carried out on the subject, the motivations of the participants when they go to the fairs were investigated, the benefits and costs of buying agroecological-based horticultural food were described and the level of knowledge of the people interviewed about Agroecology was identified. The design chosen was a case study of a qualitative and exploratory nature. Individual semi-structured interviews were carried out with consumers, as well as participant observation, opting for content analysis in the investigation of secondary and primary data. It was found that motivation is strongly linked to the benefits of consuming agroecological-based food, with the most commented factors being support for producers and the quality of the food. In addition, there was a tendency for benefits to be mentioned more than costs, considering that costs, especially the high price of food, were not an obstacle for consumers. About knowledge of agroecology, it was found that, despite being in line with the literature review, it was predominantly reduced, focusing on specific aspects such as respect for and protection of nature, and health care. Thus, this study concludes that consumers' perception of value in the contexts analyzed was positive, understanding fairs as a space for creating new symbolic values from the relationship between producers and consumers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.