Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sampaio, Edilene | - |
dc.contributor.author | Escalante, Matias Davis | - |
dc.identifier.citation | ESCALANTE, Matias Davis. Percepção de valor dos consumidores de alimentos hortifrutigranjeiros nas feiras agroecológicas da Ponta Norte e da Colina, Brasília-DF. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A alimentação exerce um papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas naturais e sociais.
No entanto, nos deparamos com um cenário de crise generalizada caracterizada pelo
desequilíbrio dos ecossistemas naturais e socioeconômicos, potencializada por eventos como
a primeira Revolução Industrial e Revolução Verde. Os problemas que se apresentam nessa
crise são sistêmicos, e no caso da alimentação o sistema convencional se mostra, há bastante
tempo, insustentável. Assim, traz-se à tona a urgência de soluções sistêmicas que possam
combater diversos problemas simultaneamente, sendo a Agroecologia uma possibilidade para
isso. Nesse contexto, as feiras agroecológicas se apresentam como um arranjo de
comercialização que promove novas relações de valor entre consumidores e produtores,
resultando em alternativas àquelas difundidas pela sociedade de consumo e ao sistema
alimentar convencional. Esta pesquisa analisa a percepção de valor dos consumidores de
alimentos hortifrutigranjeiros nas feiras agroecológicas da Ponta Norte e da Colina,
localizadas em Brasília-DF. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao
tema, foram investigadas as motivações dos participantes ao irem às feiras, descritos os
benefícios e os custos da compra de alimentos hortifrutigranjeiros de bases agroecológicas e
identificado o nível de conhecimento das pessoas entrevistadas sobre Agroecologia. O
delineamento escolhido foi o estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório, sendo
realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com os consumidores, além da observação
participante, optando-se pela análise de conteúdo na investigação dos dados secundários e
primários. Verificou-se que a motivação está fortemente vinculada aos benefícios no consumo
dos alimentos de bases agroecológicas, sendo os fatores mais comentados o apoio aos
produtores e qualidades dos alimentos. Além disso, identificou-se uma tendência de menção
maior aos benefícios que custos, considerando que os custos, principalmente o preço elevado
dos alimentos, não se apresentaram como um obstáculo para os consumidores. Em relação ao
conhecimento em Agroecologia, verificou-se que, apesar de haver alinhamento com a revisão
da literatura, se apresentou predominantemente reduzida focando em aspectos específicos
como o respeito e proteção à natureza, e cuidado da saúde. Assim, este estudo conclui que a
percepção de valor dos consumidores nos contextos analisados se mostrou positiva,
compreendendo as feiras como espaço de criação de novos valores simbólicos a partir da
relação entre produtores e consumidores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos orgânicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - valores sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - percepção de valor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo | pt_BR |
dc.title | Percepção de valor dos consumidores de alimentos hortifrutigranjeiros nas feiras agroecológicas da Ponta Norte e da Colina, Brasília-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T18:06:32Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T18:06:32Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39307 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Food plays a fundamental role in the dynamics of natural and social ecosystems. However, we
are facing a scenario of generalized crisis characterized by the imbalance of natural and
socio-economic ecosystems, exacerbated by events such as the First Industrial Revolution and
the Green Revolution. The problems posed by this crisis are systemic, and in the case of food,
the conventional system has been unsustainable for a long time. As a result, there is an urgent
need for systemic solutions that can combat several issues simultaneously, and agroecology is
one possibility for this. In this context, agroecological fairs present themselves as a marketing
arrangement that promotes new value relationships between consumers and producers,
resulting in alternatives to those disseminated by consumer society and the conventional food
system. This research analyzes the value perception of consumers of horticultural food at the
Ponta Norte and Colina agroecological fairs, located in Brasília-DF. To do this, a literature
review was carried out on the subject, the motivations of the participants when they go to the
fairs were investigated, the benefits and costs of buying agroecological-based horticultural
food were described and the level of knowledge of the people interviewed about Agroecology
was identified. The design chosen was a case study of a qualitative and exploratory nature.
Individual semi-structured interviews were carried out with consumers, as well as participant
observation, opting for content analysis in the investigation of secondary and primary data. It
was found that motivation is strongly linked to the benefits of consuming
agroecological-based food, with the most commented factors being support for producers and
the quality of the food. In addition, there was a tendency for benefits to be mentioned more
than costs, considering that costs, especially the high price of food, were not an obstacle for
consumers. About knowledge of agroecology, it was found that, despite being in line with the
literature review, it was predominantly reduced, focusing on specific aspects such as respect
for and protection of nature, and health care. Thus, this study concludes that consumers'
perception of value in the contexts analyzed was positive, understanding fairs as a space for
creating new symbolic values from the relationship between producers and consumers. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|