Título: | Análise da aplicação da gestão da qualidade total em um centro de serviços compartilhados : um estudo de caso |
Autor(es): | Tinoco, Gabriela de Ávila |
Orientador(es): | Affonso Neto, Annibal |
Assunto: | Gestão da qualidade total Gestão organizacional |
Data de apresentação: | 13-Dez-2023 |
Data de publicação: | 22-Jul-2024 |
Referência: | TINOCO, Gabriela de Ávila. Análise da aplicação da gestão da qualidade total em um centro de serviços compartilhados: um estudo de caso. 2023. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma abordagem reconhecida pelos diversos
benefícios gerados à uma organização e é amplamente aplicada em vários setores do mercado.
Entretanto, para o modelo de Centro de Serviços Compartilhados (CSC), não há muita
literatura na academia sobre quais são as melhores práticas e técnicas a serem utilizadas. Este
trabalho buscou analisar o que é indicado na teoria para a implantação da GQT em empresas,
e o que é efetivamente praticado em um CSC brasileiro, identificando o formato e as práticas
utilizadas nesse cenário. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, comparando a prática
operacional e a teoria encontrada, utilizando os 8 pilares de Galli (2019). A partir da análise
realizada, foram vislumbrados pontos de melhoria em governança corporativa, processos,
metodologias e definição de funções e práticas, que trarão maior maturidade à empresa em
GQT. |
Abstract: | Total Quality Management (TQM) is an approach recognized for the various benefits it
generates for an organization and is widely applied in various market sectors. However, for
the Shared Services Center (CSC) model, there is not much literature in academia about what
are the best practices and techniques to be used. This work sought to analize what is indicated
in theory for the implementation of TQM in companies, and what is actually practiced in a
Brazilian SSC, identifying the format and practices used in this scenario. The case study
methodology was used, comparing operational practice and the theory found, using Galli's
(2019) 8 pillars. From the analysis carried out, points for improvement in corporate
governance, processes, methodologies and definition of functions and practices were identified,
which will bring greater maturity to the company in TQM |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.