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dc.contributor.advisorAffonso Neto, Annibal-
dc.contributor.authorTinoco, Gabriela de Ávila-
dc.identifier.citationTINOCO, Gabriela de Ávila. Análise da aplicação da gestão da qualidade total em um centro de serviços compartilhados: um estudo de caso. 2023. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma abordagem reconhecida pelos diversos benefícios gerados à uma organização e é amplamente aplicada em vários setores do mercado. Entretanto, para o modelo de Centro de Serviços Compartilhados (CSC), não há muita literatura na academia sobre quais são as melhores práticas e técnicas a serem utilizadas. Este trabalho buscou analisar o que é indicado na teoria para a implantação da GQT em empresas, e o que é efetivamente praticado em um CSC brasileiro, identificando o formato e as práticas utilizadas nesse cenário. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, comparando a prática operacional e a teoria encontrada, utilizando os 8 pilares de Galli (2019). A partir da análise realizada, foram vislumbrados pontos de melhoria em governança corporativa, processos, metodologias e definição de funções e práticas, que trarão maior maturidade à empresa em GQT.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subject.keywordGestão organizacionalpt_BR
dc.titleAnálise da aplicação da gestão da qualidade total em um centro de serviços compartilhados : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-22T13:45:04Z-
dc.date.available2024-07-22T13:45:04Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39292-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Total Quality Management (TQM) is an approach recognized for the various benefits it generates for an organization and is widely applied in various market sectors. However, for the Shared Services Center (CSC) model, there is not much literature in academia about what are the best practices and techniques to be used. This work sought to analize what is indicated in theory for the implementation of TQM in companies, and what is actually practiced in a Brazilian SSC, identifying the format and practices used in this scenario. The case study methodology was used, comparing operational practice and the theory found, using Galli's (2019) 8 pillars. From the analysis carried out, points for improvement in corporate governance, processes, methodologies and definition of functions and practices were identified, which will bring greater maturity to the company in TQMpt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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