Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Neumann, Clóvis | - |
dc.contributor.author | Miranda Júnior, Edison | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA JÚNIOR, Edison. Análise de dados estruturados do ENEM para aprimorar políticas educacionais públicas. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso consistiu em desenvolver uma análise de dados a partir
dos dados do ENEM 2021 e tem como objetivo analisar como as variáveis socioeconômicas
influenciam na nota final dos candidatos. Por meio de estudos estatísticos, buscou-se compreender
as relações existentes entre os fatores socioeconômicos e o desempenho dos estudantes em cada
uma das provas do exame. A coleta de dados foi realizada a partir das informações disponibilizadas
pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão
responsável pela aplicação do ENEM. A metodologia adotada consiste em uma análise estatística
dos dados e métodos de aprendizado de máquina, empregando técnicas como regressão linear e
árvore de decisão. Estas técnicas permitem estabelecer relações estatísticas entre as variáveis
socioeconômicas e as notas finais dos candidatos, identificando quais fatores exercem maior
influência no desempenho dos estudantes. Neste trabalho, buscou-se apresentar uma metodologia
de análise de dados para a produção de conhecimentos a partir dos dados oficiais do ENEM e com
isso oferecer informações úteis que possam guiar novos estudos na área de educação uma vez que
compreender as relações existentes entre as variáveis socioeconômicas e o rendimento dos
estudantes ajuda na tomada de decisão em processos de promoção de políticas públicas voltadas à
melhoria da qualidade da educação no país. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizado de máquina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.title | Análise de dados estruturados do ENEM para aprimorar políticas educacionais públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T13:05:09Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T13:05:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39289 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present undergraduate thesis consisted of developing a data analysis based on the
ENEM 2021 data and aims to analyze how socioeconomic variables influence the final scores of the
candidates. Through statistical studies, we sought to understand the relationships between
socioeconomic factors and students' performance in each of the exam's tests. Data collection was
carried out using information made available by the National Institute for Educational Studies and
Research Anísio Teixeira (INEP), the organization responsible for administering the ENEM. The
adopted methodology consists of statistical analysis of the data and machine learning methods,
employing techniques such as linear regression and decision trees. Through these techniques, it is
possible to establish statistical relationships between socioeconomic variables and candidates' final
grades, identifying which factors have the greatest influence on students' performance. In this work,
we aimed to present a data analysis methodology for generating knowledge from official ENEM data
and thereby provide useful information that can guide new studies in the field of education.
Understanding the relationships between socioeconomic variables and students' performance helps in
making decisions regarding the promotion of public policies aimed at improving the quality of
education in the country. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|