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Título: A adaptação de webtoons de tela infinita : do digital para o físico
Autor(es): Santos, Bruna Rayssa Silva dos
Orientador(es): Monteiro, André Camargo Thomé Maya
Assunto: Webtoon
Quadrinhos
Meio digital
Meio físico
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 16-Jul-2024
Referência: SANTOS, Bruna Rayssa Silva dos. A adaptação de webtoons de tela infinita: do digital para o físico. 2023. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com a crescente popularização das webcomcis de tela infinita, a maneira de consumir e produzir quadrinhos vem se modificando, principalmente por permitir que diversos artistas publiquem suas obras. A partir dessas publicações, e com o alcance de um público fiel, algumas obras saem da bolha e recebem sua versão física. Entretanto, por se tratar de uma obra pensada exclusivamente para o meio digital, a maneira de organizar os quadros, é feita para que haja uma leitura confortável através de aparelhos smartphones, e que ao migrar para o meio físico, sofre alterações devido aos quadros que possuem uma leitura verticalizada. O presente estudo buscou observar como é feito esse processo de migração do meio digital para o meio físico, comparando quatro obras de diferentes gêneros, com suas versões digitais que passaram por esse processo através do trabalho feito por uma editora, sendo a escolhida, a editora brasileira NewPOP. Através dessas comparações, foram analisadas as diferenças entres os formatos dos quadrinhos tradicionais, com os das webtoons de tela infinita, assim como a diferença entre a versão digital e física da mesma obra e como cada uma foi adaptada. O estudo concluiu que cada obra foi adaptada de uma maneira diferente, e que a editora ainda está em um processo de teste acerca da melhor maneira de adaptar esse tipo de quadrinho, considerando seu formato digital e onde será impresso, levantando também algumas hipóteses relacionadas as decisões gráficas tomadas pela editora e como elas afetam na leitura, mesmo que de maneira sutil.
Abstract: With the increasing popularization of infinite screen webcomics, the way of consuming and producing comics has been changing, mainly by allowing different artists to publish their works. From these publications, and with the reach of a loyal audience, some works leave the bubble and receive their physical version. However, as it is a work designed exclusively for the digital medium, the way of organizing the paintings is done so that it is comfortable to read through smartphone devices, and when migrating to the physical environment, it changes due to the paintings that have a vertical reading. The present study sought to observe how this process of migration from the digital medium to the physical medium is carried out, comparing four works of different genres, with their digital versions that went through this process through the work done by a publisher, being chosen the brazilian publisher NewPOP. Through these comparisons, the differences between the formats of traditional comics and infinite-screen webtoons were analyzed, as well as the difference between the digital and physical versions of the same work and how each was adapted. The study concluded that each work was adapted differently and that the publisher is still in a testing process regarding the best way to adapt this type of comic, considering its digital format and where it will be printed, also raising some hypotheses related to graphic decisions made by the publisher and how they affect reading, even if in a subtle way.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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