Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39256
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaVilelaSalviato_tcc.pdf3,28 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVigata, Helena Santiago-
dc.contributor.authorSalviato, Julia Vilela-
dc.identifier.citationSALVIATO, Julia Vilela. Geração semi-automática de audiodescrição: utilização de Inteligência Artificial na narração. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista o alto custo de inclusão de audiodescrição (AD) nas produções, a automação tem sido apresentada como a solução mais viável para o problema de custo-benefício, pois é um processo mais rápido e mais econômico na realização da narração e na pós-edição das produções. Este trabalho de conclusão de curso se propõe a utilizar a Inteligência Artificial (IA) como sintetizador de voz na narração de AD do episódio “A Revolta dos Carecas”, da Turma da Mônica, com o objetivo de analisar o comportamento e eficiência da narração feita pela IA, na tentativa de averiguar se ela se aproxima da narração original feita por um ser humano. Para sua realização, o roteiro de AD do episódio foi inserido no programa Genny para ser lido pela IA, que atendeu satisfatoriamente a maioria dos requisitos analisados, a saber: entonação/emoção, ritmo/fluidez, velocidade e voz natural. Dito isto, o único requisito que não atendeu às expectativas foi a voz natural, uma vez que a IA utilizada se mostrou mais eficiente na leitura com vozes em inglês do que em português.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAudiodescriçãopt_BR
dc.subject.keywordAutomaçãopt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.titleGeração semi-automática de audiodescrição : utilização de Inteligência Artificial na narraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T22:26:22Z-
dc.date.available2024-07-11T22:26:22Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39256-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Given the high cost of including audio description in productions, automation has been proposed as the most viable solution to the cost-benefit problem, as it is a faster and more economical process for carrying out narration and post-editing productions. This undergraduate thesis proposes to use Artificial Intelligence (AI) as a voice synthesizer in the audio description (AD) narration of the episode “A Revolta dos Carecas”, by Turma da Mônica, with the aim of analyzing the behavior and efficiency of the narration made by the AI, in an attempt to find out whether it comes close to the original narration made by a human being. To carry it out, the episode's AD script was inserted into the Genny program to be read by the AI, which satisfactorily met most of the requirements analyzed, namely: intonation/emotion, rhythm/fluidity, speed and natural voice. That said, the only requirement that did not meet expectations was the natural voice, since the AI used proved to be more efficient in reading with voices in English than in Portuguese.pt_BR
dc.description.abstract2Considerando el alto costo de incluir audiodescripción (AD) en las producciones, la automatización se ha propuesto como la solución más viable para el problema costo-beneficio, ya que es un proceso más rápido y económico para realizar la narración y posedición de las producciones. Por lo tanto, este trabajo de fin de grado propone utilizar la Inteligencia Artificial (IA) como sintetizador de voz en la narración AD del episodio “A Revolta dos Carecas”, de Turma da Mônica, con el objetivo de analizar el comportamiento y la eficiencia de la narración realizada por la IA, en un intento de averiguar si se acerca a la narración original realizada por un ser humano. Para llevarlo a cabo, se introdujo el guion de AD del episodio en el programa Genny para ser leído por la IA, el cual cumplió satisfactoriamente con la mayoría de los requisitos analizados, a saber: entonación/emoción, ritmo/fluidez, velocidad y voz natural. Dicho esto, el único requisito que no cumplió con las expectativas fue la voz natural, ya que la IA utilizada demostró ser más eficiente en la lectura con voces en inglés que en portugués.pt_BR
dc.description.abstract3Compte tenu du coût élevé de l’inclusion de l’audiodescription (AD) dans les productions, l’automatisation a été présentée comme la solution la plus viable au problème coût-bénéfice, puisqu’il s’agit d’un processus plus rapide et plus économique pour réaliser des productions de narration et de post-édition. Ce projet de fin d’études propose d'utiliser l'Intelligence Artificielle (IA) comme synthétiseur vocal dans la narration AD de l'épisode « A Revolta dos Carecas », de Turma da Mônica, dans le but d'analyser le comportement et l'efficacité de la narration réalisée par l'IA, pour tenter de savoir si elle se rapproche de la narration originale faite par un être humain. Pour le réaliser, le script AD de l'épisode a été inséré dans le programme Genny pour être lu par l'IA, ce qui répondait de manière satisfaisante à la plupart des exigences analysées, à savoir : intonation/émotion, rythme/fluidité, rapidité et voix naturelle. Cela dit, la seule exigence qui n'a pas répondu aux attentes était la voix naturelle, puisque l'IA utilisée s'est avérée plus efficace dans la lecture avec des voix en anglais qu'en portugais.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.