Título: | A cosmologia moderna e sua iconografia : 1960-2020 |
Autor(es): | Moraes, Maria Carolina D’Avilla |
Orientador(es): | Souza, Gustavo Lopes de |
Assunto: | Cosmologia Iconografia História da arte |
Data de apresentação: | 14-Fev-2023 |
Data de publicação: | 10-Jul-2024 |
Referência: | MORAES, Maria Carolina D’Avilla. A cosmologia moderna e sua iconografia: 1960-2020 . 2023. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho possui o objetivo de estudo e investigação da iconografia de fenômenos cosmológicos teorizados pela física moderna e cuja observação direta não pôde, ainda, ser realizada ou foi realizada muito recentemente. A física moderna deu origem e ampliou campos de estudo da cosmologia, especialmente ao contar com as contribuições de Albert Einstein e Max Planck. Fenômenos como a matéria escura, os buracos negros, as Pontes de Einstein-Rosen e o entrelaçamento quântico foram originados a partir de seus trabalhos, além de fomentar no trabalho de outros cientistas novas possibilidades de compreensão do cosmos, como ocorreu com Kurt Gödel e sua teoria das Curvas Tipo-Tempo Fechadas. Sendo a Arte um dos principais veículos de construção imagética de conceitos abstratos, as teorias da cosmologia moderna ganharam corpo por meio dos trabalhos de artistas, como Chesley Bonestell, desde a década de 1960, ou Lia Halloran, até anos mais recentes. Nesses trabalhos, é possível verificar a forte presença de uma iconografia tradicional e largamente difundida na história da arte. No cinema, esta iconografia adquire nova vida em obras como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Contato (1997) e Interestelar (2014), e se expande até que, em 2020, culmina em uma rede de referências que dão origem à obra de ficção científica alemã, Dark. Dialogando ao mesmo tempo com a Cosmologia moderna e a história da Arte, a série se utiliza de iconografia que remonta a períodos entre o Medievo e o século XVII, além de estabelecer relações com obras contemporâneas, a fim de construir a imagética de fenômenos cosmológicos dos quais, fora da ficção, muito pouco se sabe. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
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