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dc.contributor.advisorSouza, Gustavo Lopes de-
dc.contributor.authorMoraes, Maria Carolina D’Avilla-
dc.identifier.citationMORAES, Maria Carolina D’Avilla. A cosmologia moderna e sua iconografia: 1960-2020 . 2023. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho possui o objetivo de estudo e investigação da iconografia de fenômenos cosmológicos teorizados pela física moderna e cuja observação direta não pôde, ainda, ser realizada ou foi realizada muito recentemente. A física moderna deu origem e ampliou campos de estudo da cosmologia, especialmente ao contar com as contribuições de Albert Einstein e Max Planck. Fenômenos como a matéria escura, os buracos negros, as Pontes de Einstein-Rosen e o entrelaçamento quântico foram originados a partir de seus trabalhos, além de fomentar no trabalho de outros cientistas novas possibilidades de compreensão do cosmos, como ocorreu com Kurt Gödel e sua teoria das Curvas Tipo-Tempo Fechadas. Sendo a Arte um dos principais veículos de construção imagética de conceitos abstratos, as teorias da cosmologia moderna ganharam corpo por meio dos trabalhos de artistas, como Chesley Bonestell, desde a década de 1960, ou Lia Halloran, até anos mais recentes. Nesses trabalhos, é possível verificar a forte presença de uma iconografia tradicional e largamente difundida na história da arte. No cinema, esta iconografia adquire nova vida em obras como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Contato (1997) e Interestelar (2014), e se expande até que, em 2020, culmina em uma rede de referências que dão origem à obra de ficção científica alemã, Dark. Dialogando ao mesmo tempo com a Cosmologia moderna e a história da Arte, a série se utiliza de iconografia que remonta a períodos entre o Medievo e o século XVII, além de estabelecer relações com obras contemporâneas, a fim de construir a imagética de fenômenos cosmológicos dos quais, fora da ficção, muito pouco se sabe.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCosmologiapt_BR
dc.subject.keywordIconografiapt_BR
dc.subject.keywordHistória da artept_BR
dc.titleA cosmologia moderna e sua iconografia : 1960-2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T21:28:04Z-
dc.date.available2024-07-10T21:28:04Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39243-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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