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Título: Estudo comparado entre o tratamento acadêmico dado ao Pretuguês (no Brasil) e ao AAVE (nos EUA)
Autor(es): Bertoni, Estevão
Orientador(es): Pereira, Fernanda Alencar
Assunto: Linguagem e línguas - variação
Racismo
Língua portuguesa
Língua inglesa
Africanidades
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 9-Jul-2024
Referência: BERTONI, Estevão. Estudo comparado entre o tratamento acadêmico dado ao Pretuguês (no Brasil) e ao AAVE (nos EUA). 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Ao situar a história das academias enquanto instituições do projeto moderno e civilizatório europeu, percebe-se sua inclinação elitista e eurocentrada. Este estudo comparado investiga as variantes racializadas Pretuguês e African-American Vernacular English (AAVE) com suporte da categoria Amefricanidade (GONZALEZ, 1988). Para tanto, esta pesquisa considera o racismo estrutural (ALMEIDA, 2020), que está presente nas academias (ensino primário ao superior) e se materializa também através do racismo linguístico (NASCIMENTO, 2019). Por fim, vários estudos apontam para urgência do reconhecimento destas variantes racializadas para a pavimentação de uma educação verdadeiramente democrática e historicamente responsável, sobretudo no ensino de línguas do Brasil (majoritariamente não-branco) e dos EUA.
Abstract: By situating the history of the academies as institutions of the European modern and civilizing project, its elitist and Eurocentric inclination is perceived. This comparative study investigates the racialized linguistic variants Pretuguês and African-American Vernacular English (AAVE) supported by the Amefricanity category (GONZALEZ, 1988). To this end, this research considers structural racism (ALMEIDA, 2020), which is present in academies (primary to higher education) and also materializes through linguistic racism (NASCIMENTO, 2019). Finally, several studies point out the urgency of recognizing these racialized linguistic variants for the paving of a truly democratic and historically responsible education, especially for linguistic instruction both in Brazil (mostly non-white) and in the USA.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023.
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