Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Fernanda Alencar | - |
dc.contributor.author | Bertoni, Estevão | - |
dc.identifier.citation | BERTONI, Estevão. Estudo comparado entre o tratamento acadêmico dado ao Pretuguês (no Brasil) e ao AAVE (nos EUA). 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao situar a história das academias enquanto instituições do projeto moderno e civilizatório europeu, percebe-se sua inclinação elitista e eurocentrada. Este estudo comparado investiga as variantes racializadas Pretuguês e African-American Vernacular English (AAVE) com suporte da categoria Amefricanidade (GONZALEZ, 1988). Para tanto, esta pesquisa considera o racismo estrutural (ALMEIDA, 2020), que está presente nas academias (ensino primário ao superior) e se materializa também através do racismo linguístico (NASCIMENTO, 2019). Por fim, vários estudos apontam para urgência do reconhecimento destas variantes racializadas para a pavimentação de uma educação verdadeiramente democrática e historicamente responsável, sobretudo no ensino de línguas do Brasil (majoritariamente não-branco) e dos EUA. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem e línguas - variação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Africanidades | pt_BR |
dc.title | Estudo comparado entre o tratamento acadêmico dado ao Pretuguês (no Brasil) e ao AAVE (nos EUA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T18:55:01Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09T18:55:01Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39215 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | By situating the history of the academies as institutions of the European modern and civilizing project, its elitist and Eurocentric inclination is perceived. This comparative study investigates the racialized linguistic variants Pretuguês and African-American Vernacular English (AAVE) supported by the Amefricanity category (GONZALEZ, 1988). To this end, this research considers structural racism (ALMEIDA, 2020), which is present in academies (primary to higher education) and also materializes through linguistic racism (NASCIMENTO, 2019). Finally, several studies point out the urgency of recognizing these racialized linguistic variants for the paving of a truly democratic and historically responsible education, especially for linguistic instruction both in Brazil (mostly non-white) and in the USA. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
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