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Título: Mudança da relação entre cliente e corretor no mercado imobiliário entre 2003 e 2022
Autor(es): Claudino, Roberto Paniago
Orientador(es): Oliveira, Jessica Eloísa de
Assunto: Mercado imobiliário
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 8-Jul-2024
Referência: CLAUDINO, Roberto Paniago. Mudança da relação entre cliente e corretor no mercado imobiliário entre 2003 e 2022. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar a mudança da relação entre clientes e corretores que atuam no mercado imobiliário do Distrito Federal entre 2003 e 2022. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa de referências que abordam comportamento do consumidor, marketing e o setor imobiliário. A pesquisa se caracteriza como mista (quali-quanti). A primeira etapa de coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line, onde o público da amostra foram pessoas que participaram (alugaram, venderam ou compraram imóveis), pelo menos 1 vez, no mercado imobiliário de Brasília desde 2003. A segunda etapa usou os dados da primeira etapa na construção de um roteiro para a realização de entrevistas em profundidade, realizadas presencialmente, onde foram entrevistados corretores com, preferencialmente, 20 anos de experiência no mercado imobiliário. A primeira etapa retornou que a grande maioria dos clientes utilizam e consideram aplicativos de anúncio de imóveis úteis, porém não tão confiáveis, e que os clientes têm opiniões heterogêneas sobre o uso de serviço de corretores, por mais que concordam que o serviço de um corretor profissional traz segurança. A segunda etapa da pesquisa indicou que os clientes, os corretores imobiliários e seu relacionamento foram alterados por conta de três fatores principais: mudanças de comportamentos de consumo, alterações no mercado imobiliário e ascensão da internet e ferramentas digitais. O trabalho concluiu que a relação entre clientes e corretores se alterou para uma relação mais impessoal e mais rápida, onde o corretor, que antes guiava toda uma operação no mercado, agora tem um papel mais de consultor para as etapas finais desses processos. Essa situação decorre do empoderamento dos clientes pelas ferramentas digitais, que possibilitam acesso a informações para clientes realizarem operações no mercado imobiliário sem assistência de um corretor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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