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dc.contributor.advisorOliveira, Jessica Eloísa de-
dc.contributor.authorClaudino, Roberto Paniago-
dc.identifier.citationCLAUDINO, Roberto Paniago. Mudança da relação entre cliente e corretor no mercado imobiliário entre 2003 e 2022. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo é analisar a mudança da relação entre clientes e corretores que atuam no mercado imobiliário do Distrito Federal entre 2003 e 2022. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa de referências que abordam comportamento do consumidor, marketing e o setor imobiliário. A pesquisa se caracteriza como mista (quali-quanti). A primeira etapa de coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line, onde o público da amostra foram pessoas que participaram (alugaram, venderam ou compraram imóveis), pelo menos 1 vez, no mercado imobiliário de Brasília desde 2003. A segunda etapa usou os dados da primeira etapa na construção de um roteiro para a realização de entrevistas em profundidade, realizadas presencialmente, onde foram entrevistados corretores com, preferencialmente, 20 anos de experiência no mercado imobiliário. A primeira etapa retornou que a grande maioria dos clientes utilizam e consideram aplicativos de anúncio de imóveis úteis, porém não tão confiáveis, e que os clientes têm opiniões heterogêneas sobre o uso de serviço de corretores, por mais que concordam que o serviço de um corretor profissional traz segurança. A segunda etapa da pesquisa indicou que os clientes, os corretores imobiliários e seu relacionamento foram alterados por conta de três fatores principais: mudanças de comportamentos de consumo, alterações no mercado imobiliário e ascensão da internet e ferramentas digitais. O trabalho concluiu que a relação entre clientes e corretores se alterou para uma relação mais impessoal e mais rápida, onde o corretor, que antes guiava toda uma operação no mercado, agora tem um papel mais de consultor para as etapas finais desses processos. Essa situação decorre do empoderamento dos clientes pelas ferramentas digitais, que possibilitam acesso a informações para clientes realizarem operações no mercado imobiliário sem assistência de um corretor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMercado imobiliáriopt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleMudança da relação entre cliente e corretor no mercado imobiliário entre 2003 e 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-08T19:33:36Z-
dc.date.available2024-07-08T19:33:36Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39200-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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