Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GuilhermeBrandao_DjorkaeffPereira_tcc.pdf6,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Racionais : plataforma de educação gamificada ao contexto de aprendizagem de números racionais
Autor(es): Brandão, Guilherme Siqueira
Pereira, Djorkaeff Alexandre Vilela
Orientador(es): Sampaio, Renato Coral
Assunto: Software - desenvolvimento
Aplicativos
Matemática - estudo e ensino
Gamificação
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 5-Jul-2024
Referência: BRANDÃO, Guilherme Siqueira; PEREIRA, Djorkaeff Alexandre Vilela. Racionais : plataforma de educação gamificada ao contexto de aprendizagem de números racionais. 2021. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O aprendizado da matemática nos estágios iniciais da vida acadêmica é um fator envolvido no sucesso de toda a vida acadêmica de um aluno. No Brasil, temos diversos alunos que sofrem de dificuldades com ciências exatas devido à falta de base nas séries iniciais, problemas como a discalculia não são identificados facilmente pelos docentes e isso dificulta a continuidade dos alunos no ambiente acadêmico. Visto isso, este trabalho tem como objetivo propor uma plataforma que auxilia os alunos do ensino fundamental, mais especificamente com problemas no contexto de números racionais, através da utilização de gamificação para um maior aproveitamento e interesse por parte dos alunos. Nesta monografia foi realizada uma revisão de literatura, pesquisa de mercado de soluções com objetivo semelhante e a produção de um produto de software que utiliza técnicas de gamificação para o processo de aprendizagem, a aplicação foi publicado na loja de aplicativos do sistema operacional móvel Android e está disponível para alunos de todo o Brasil, foi desenvolvida como software livre, contendo exercícios e materiais inicialmente cadastrados referentes ao contexto de números racionais do ensino fundamental.
Abstract: Learning mathematics in the early stages of academic life is a predetermined factor in the success of a student’s entire academic life. In Brazil, we have several students who meet the difficulties with exact sciences due to the lack of base in the initial series, problems such as dyscalculia are not identified easily by teachers and this makes it difficult for students to continue in the academic environment. In view of this, this work aims to provide a platform that helps students elementary school, more specifically with problems in the context of rational numbers, through the use of gamification for greater use and interest onthe partt of the students. In this monograph, a literature review, market research ofsolutions withh a similar objective and the production of a software product that uses gamification techniques for the learning process was carried out, an application was published in the Android mobile operating system application store and it is available to students from allover Brazil, as a open source software, containing exercises and registered forms materials related to the context of rational numbers of elementary school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.