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Título: Inspeção visual e diagnóstico de pontes em estrutura de madeira localizadas em rodovias rurais administradas pelo DER/DF
Autor(es): Lima, Ronald Paiva
Orientador(es): Del Menezzi, Cláudio Henrique Soares
Assunto: Pontes
Madeira - pontes
Rodovias - rurais
Data de apresentação: 24-Nov-2023
Data de publicação: 4-Jul-2024
Referência: LIMA, Ronald Paiva. Inspeção visual e diagnóstico de pontes em estrutura de madeira localizadas em rodovias rurais administradas pelo DER/DF. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As pontes são elementos essenciais em rodovias para encurtar distâncias em locais onde há cursos d'água, sejam eles perenes ou temporários. Em rodovias rurais não pavimentadas é comum o emprego da madeira para construção de pontes. Como todos os materiais a madeira está sujeita a deteriorações, como o ataque de fungos e insetos, e isto compromete suas propriedades de resistência mecânica. Tendo em vista a necessidade de inspeções periódicas em pontes, o objetivo deste trabalho foi apresentar um diagnóstico das estruturas de pontes de madeira localizadas em rodovias rurais administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). Com a substituição do tabuleiro de madeira por uma estrutura metálica em uma ponte, foram coletadas algumas peças de madeira com a finalidade de identificar as espécies empregadas na construção e em seguida foi realizado o teste de compressão paralela às fibras, a determinação do teor de umidade e a análise densitométrica. As espécies identificadas foram Dinizia excelsa (Angelim vermelho), Hymenolobium sp. (Angelim pedra) e Eucalyptus sp. (Eucalipto). As densidades aparentes médias encontradas foram de 1.047,29 e 968,94 kg/m³ (D. excelsa), 975,30 kg/m³ (Eucalyptus sp.) e 604,98 kg/m³ (Hymenolobium sp.). Os valores para os testes de resistência (fc0) foram em média 72,44 e 60,22 N/mm² (D. excelsa), 70,92 N/mm² (Eucalyptus sp.) e 44,13 N/mm² (Hymenolobium sp.). Tanto a densidade aparente quanto a fc0 atingiram valores próximos dos valores tabelados. Ao final do trabalho, as inspeções indicaram que as estruturas encontravam-se em condições de permanecerem em serviço desde que fossem feitas manutenções reparadoras e periódicas e inspeções visuais, a fim de garantir a segurança viária e permitir as interligações entre as regiões rurais nas rodovias onde as pontes estão instaladas. E como se trata de uma construção permanente, as rotinas de inspeção e reparos devem ser constantes e com um programa bem estabelecido. São necessárias ações governamentais que fomentem a indústria e a pesquisa em estruturas de madeira para uma adaptação à agenda ambiental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2023.
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