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Título: Uma proposta para o ensino de química orgânica por meio de um jogo didático trabalhando a automedicação
Autor(es): Saraiva, Mariana Pires
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Química orgânica
Automedicação
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 24-Jan-2024
Data de publicação: 3-Jul-2024
Referência: SARAIVA, Mariana Pires. Uma proposta para o ensino de química orgânica por meio de um jogo didático trabalhando a automedicação. 2023. vi, 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A automedicação é um tema crítico e uma prática bastante difundida no cotidiano da população. Nesse sentido, este trabalho foi desenvolvido com o propósito de investigar como a utilização de um material lúdico sobre automedicação pode contribuir para o ensino de Química Orgânica. Em um cenário em que os alunos frequentemente se encontram desmotivados e enfrentam diversos desafios, surge a necessidade de buscar novas formas de tornar o ensino mais significativo. Com base nessa perspectiva, o principal objetivo foi conceber um jogo didático voltado para os medicamentos mais populares, alertando os alunos da educação básica sobre os riscos da automedicação e, especialmente, contextualizando a química orgânica presente nos medicamentos. O jogo, denominado "Perfil dos Medicamentos", é composto por cartas que contêm medicamentos secretos. Estes devem ser desvendados por meio de dicas relacionadas à sua ação e até mesmo à sua fórmula estrutural. A aplicação do jogo ocorreu em uma turma do terceiro ano do ensino médio, no turno noturno. Ao término da atividade, foi aplicado um questionário com o objetivo de analisar as contribuições do projeto para a aprendizagem e desenvolvimento desses alunos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
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