Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias | - |
dc.contributor.author | Saraiva, Mariana Pires | - |
dc.identifier.citation | SARAIVA, Mariana Pires. Uma proposta para o ensino de química orgânica por meio de um jogo didático trabalhando a automedicação. 2023. vi, 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A automedicação é um tema crítico e uma prática bastante difundida no cotidiano da população. Nesse sentido, este trabalho foi desenvolvido com o propósito de investigar como a utilização de um material lúdico sobre automedicação pode contribuir para o ensino de Química Orgânica. Em um cenário em que os alunos frequentemente se encontram desmotivados e enfrentam diversos desafios, surge a necessidade de buscar novas formas de tornar o ensino mais significativo. Com base nessa perspectiva, o principal objetivo foi conceber um jogo didático voltado para os medicamentos mais populares, alertando os alunos da educação básica sobre os riscos da automedicação e, especialmente, contextualizando a química orgânica presente nos medicamentos. O jogo, denominado "Perfil dos Medicamentos", é composto por cartas que contêm medicamentos secretos. Estes devem ser desvendados por meio de dicas relacionadas à sua ação e até mesmo à sua fórmula estrutural. A aplicação do jogo ocorreu em uma turma do terceiro ano do ensino médio, no turno noturno. Ao término da atividade, foi aplicado um questionário com o objetivo de analisar as contribuições do projeto para a aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automedicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para o ensino de química orgânica por meio de um jogo didático trabalhando a automedicação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T12:50:13Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03T12:50:13Z | - |
dc.date.submitted | 2024-01-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39135 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|