Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarianaPiresSaraiva_tcc.pdf3,74 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavalcanti, Eduardo Luiz Dias-
dc.contributor.authorSaraiva, Mariana Pires-
dc.identifier.citationSARAIVA, Mariana Pires. Uma proposta para o ensino de química orgânica por meio de um jogo didático trabalhando a automedicação. 2023. vi, 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA automedicação é um tema crítico e uma prática bastante difundida no cotidiano da população. Nesse sentido, este trabalho foi desenvolvido com o propósito de investigar como a utilização de um material lúdico sobre automedicação pode contribuir para o ensino de Química Orgânica. Em um cenário em que os alunos frequentemente se encontram desmotivados e enfrentam diversos desafios, surge a necessidade de buscar novas formas de tornar o ensino mais significativo. Com base nessa perspectiva, o principal objetivo foi conceber um jogo didático voltado para os medicamentos mais populares, alertando os alunos da educação básica sobre os riscos da automedicação e, especialmente, contextualizando a química orgânica presente nos medicamentos. O jogo, denominado "Perfil dos Medicamentos", é composto por cartas que contêm medicamentos secretos. Estes devem ser desvendados por meio de dicas relacionadas à sua ação e até mesmo à sua fórmula estrutural. A aplicação do jogo ocorreu em uma turma do terceiro ano do ensino médio, no turno noturno. Ao término da atividade, foi aplicado um questionário com o objetivo de analisar as contribuições do projeto para a aprendizagem e desenvolvimento desses alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica orgânicapt_BR
dc.subject.keywordAutomedicaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de química orgânica por meio de um jogo didático trabalhando a automedicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T12:50:13Z-
dc.date.available2024-07-03T12:50:13Z-
dc.date.submitted2024-01-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39135-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.