Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Micheline Cortez, Jheniffer | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Manoel Messias | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Manoel Messias. Uma proposta didática para o tratamento dos resíduos orgânicos gerados nas escolas. 2023. ii, 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como problemática a coleta e destino dos resíduos orgânicos gerados na cozinha da escola CEM 01 do Guará 1 – Distrito Federal. No cenário atual da escola, tais resíduos são embalados em sacos de plástico e, depois colocados em caixas situadas na instituição, são recolhidos por um Amigo da Escola, que tem parceria com a instituição para a coleta destes resíduos e lixos descartados sem separação prévia entre resíduos orgânicos e inorgânicos. Nesse contexto, esse estudo concebeu uma proposta para separar o lixo orgânico gerado nessa instituição educacional e acondicioná-los em
composteiras elaboradas e desenvolvidas pelos alunos participantes do estudo. Para tanto, o projeto foi desenvolvido em paralelo a uma sequência didática em que os alunos participaram de forma efetiva e direta no trabalho, mensurando os problemas e propondo alternativas para o tratamento dos resíduos orgânicos gerados no contexto escolar. A proposta didática desenvolvida possibilita ainda que os conhecimentos sobre compostagem sejam externados aos familiares dos estudantes como uma forma de contribuir no descarte e separação adequada dos resíduos gerados em sua residência. O produto da compostagem futuramente poderá ser utilizado na própria instituição como adubo para a Horta da Escola, bem como vender e/ou
distribuir para a comunidade interessada em um adubo orgânico, devolvendo os resíduos gerados para a natureza com responsabilidade e consciência ambiental. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduos orgânicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação para a cidadania | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compostagem | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didática para o tratamento dos resíduos orgânicos gerados nas escolas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T12:16:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03T12:16:46Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39128 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This coursework is concerned with the collection and disposal of organic waste generated in the kitchen of the CEM 01 school in Guará 1 - Federal District. In the school's current scenario, this waste is packaged in plastic bags and then placed in bins located in the institution. They are collected by a Friend of the School, who has a partnership with the institution to collect this waste and discarded rubbish without previously separating organic
and inorganic waste. In this context, this study conceived a proposal to separate the organic waste generated at this educational institution and package it in compost bins designed and developed by the students taking part in the study. To this end, the project was developed in parallel with a didactic sequence in which the students participated effectively and directly in the work, measuring the problems and proposing alternatives for treating the organic waste generated in the school context. The didactic proposal developed also makes it possible to pass on the knowledge about composting to the students' families as a way of contributing to the proper disposal and separation of the waste generated in their homes. The product of composting could in future be used in the institution itself as fertiliser for the school garden, as well as being sold and/or distributed to the community interested in organic fertiliser, returning the waste generated to nature with responsibility and environmental awareness. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|