Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39114
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EuricoEduardoCamposChaves_tcc.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVianna, Gabriel Perrone-
dc.contributor.authorChaves, Eurico Eduardo Campos-
dc.identifier.citationCHAVES, Eurico Eduardo Campos. O humor carioca no Youtube: análise do discurso dos influenciadores Diogo Defante e Casemiro Miguel. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, curso de Audiovisual, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma análise do discurso centrada nos elementos do personagem carioca de humor presentes nos canais do YouTube dos influenciadores digitais Casemiro Miguel e Diogo Defante. O objetivo da pesquisa foi verificar se o discurso de humor carioca, popular na internet, apresenta uma atualização do estereótipo do malandro carioca nesses canais de grande sucesso de visualizações. A análise aborda como o formato específico da plataforma YouTube, juntamente com a cultura de humor na internet e as raízes comunicacionais do humor brasileiro, contribuem para a construção de um imaginário carioca de humor nos personagens apresentados. Para a realização deste estudo, foi adotada a Análise de Discurso de linha Francesa como suporte teórico. Através da análise dos discursos de Casemiro Miguel e Diogo Defante foi possível relacionar características comuns dos artistas. Mesmo que apresentem seus próprios estilos e formatos de conteúdo, os vídeos contribuem para a formação de uma identidade carioca irreverente, cheia de jargões e autodepreciativa. Além de se expressarem com características de humor semelhantes, os influenciadores demonstram que a ligação com o estado do Rio de Janeiro os conecta a diversas experiências comuns que despertam a curiosidade de sua enorme audiência não carioca.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordYouTube (Site de vídeos)pt_BR
dc.subject.keywordHumorismopt_BR
dc.subject.keywordRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subject.keywordDiscursopt_BR
dc.titleO humor carioca no YouTube : análise do discurso dos influenciadores Diogo Defante e Casemiro Miguelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-02T20:27:06Z-
dc.date.available2024-07-02T20:27:06Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39114-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents the results of a discourse analysis focused on elements of the humorous Carioca character found in the YouTube channels of digital influencers Casemiro Miguel and Diogo Defante. The research aimed to investigate whether the Carioca humor discourse, popular on the internet, reflects an update of the Carioca "malandro" stereotype in these highly-viewed channels. The analysis explores how the specific format of the YouTube platform, along with internet humor culture and the communicational roots of Brazilian humor, contribute to the construction of a Carioca humorous imaginary in the characters presented. The French Discourse Analysis was adopted as the theoretical framework for this study. Through the analysis of the discourses of Casemiro Miguel and Diogo Defante, it was possible to identify common characteristics of the artists. Despite presenting their own styles and content formats, the videos contribute to the formation of a cheeky Carioca identity, full of slang and self-deprecation. In addition to expressing similar humor characteristics, the influencers demonstrate that their connection to the state of Rio de Janeiro links them to various shared experiences that pique the curiosity of their vast non-Carioca audience.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.