Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AntonioAurivanioOliveiraRibeiro_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Preview de masculinidades : representações do gênero nos trailers hollywoodianos
Autor(es): Ribeiro, Antonio Aurivanio de Oliveira
Orientador(es): Vianna, Gabriel Perrone
Assunto: Masculinidade
Cinema
Narrativa
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 2-Jul-2024
Referência: RIBEIRO, Antonio Aurivanio de Oliveira. Preview de masculinidades: representações do gênero nos trailers hollywoodianos. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Diferente do que muitos pensam, a experiencia cinematográfica não começa quando as luzes se apagam e as imagens são postas na tela. Na verdade, ela começa muito antes, um grande trabalho já foi feito para garantir a presença das pessoas naquela sala de cinema. O foco desta pesquisa é compreender o sistema de trailers hollywoodianos e suas funcionalidades, assim questionar como o mesmo atua na construção de significados na construção de gênero. Para isso, foram escolhidos 3 trailers dos seguintes filmes: O resgate do soldado ryan (Saving private ryan, Steven Spilberg 1998); Top gun: Maverick (Top gun: Maverick, Joseph Kosinski, 2022), e por fim; Interestelar (Interestellar, Cristopher Nolan, 2014). Abordo mediante desta pesquisa, uma forma de se observar distintas masculinidades através de narrativas cinematográficas presentes nos trailers. Assim como, analisar estruturas cinematográficas, e por meio dos estudos de gênero, identificar arquétipos e estereótipos na construção de personagens existentes nos trailers. Sendo possível explorar questões ligadas a paternidade, especular o sentido de coletividade, motivação e superação.
Abstract: Contrary to what many people think, the cinematic experience does not begin when the lights go out and the images are projected onto the screen. In fact, it starts much earlier; a considerable amount of work has already been done to ensure the audience's presence in the movie theater. The focus of this research is to understand the Hollywood trailer system and its functionalities, questioning how it contributes to the construction of meanings and gender roles. To achieve this, three trailers were selected from the following films: "Saving Private Ryan" (Steven Spielberg, 1998), "Top Gun: Maverick" (Joseph Kosinski, 2022), and finally, "Interstellar" (Christopher Nolan, 2014). Through this research, I explore a method of examining different masculinities portrayed in cinematic narratives within the trailers. Additionally, I analyze cinematic structures and, through gender studies, identify archetypes and stereotypes in the construction of characters existing in the trailers. This allows for the exploration of issues related to fatherhood, speculating on the sense of collectivity, motivation, and overcoming challenges.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.