Título: | O ensino de computação na socioeducação : repensar para a vida |
Autor(es): | Santos, Miguel de Sousa |
Orientador(es): | Brandão, Maria de Fátima Ramos |
Assunto: | Socioeducação Adolescentes - educação |
Data de apresentação: | 13-Mai-2023 |
Data de publicação: | 2-Jul-2024 |
Referência: | SANTOS, Miguel de Sousa. O ensino de computação na socioeducação: repensar para a vida. 2022. 144 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A era da informação vem transformando intensamente a sociedade, graças à evolu ção da Ciência e da Tecnologia que possibilitam avanços significativos em diversas
áreas. Para entender o mundo atual torna-se essencial o domínio dos fundamentos
da Computação. Com isto, aumentam os desafios da educação contemporânea que
precisa desenvolver nos estudantes as habilidades exigidas no século XXI. Todavia, as
diferenças sociais agravam o desenvolvimento das classes mais vulneráveis, afetando
em maior número os adolescentes. Alguns destes acabam por praticar atos infracionais.
Devido a isto, a população passa a apontar a adolescência pobre como responsável
pela maior parte da violência. O Estatuto da Criança e do Adolescente prima por uma
responsabilização voltada para a educação. Contudo, os níveis da educação brasileira
nem sempre atendem como desejado, menos ainda quanto à formação nas tecno logias da informação e comunicação tão importantes nos tempos contemporâneos.
Esta monografia, baseada na metodologia qualitativa, tem como objetivo investigar a
importância de trabalhar os fundamentos da Computação com os adolescentes em
conflito com a lei e em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liber dade. Diante das muitas dificuldades encontradas na socioeducação, uma área difícil
muito peculiar, onde foram encontradas mais necessidades e menos iniciativa e mais
perguntas do que respostas. Com base em uma Revisão sistemática da literatura foram
ratificadas várias percepções existentes, entre elas: uma sociedade elitista que insiste
e não enxerga o problema social dos adolescentes em conflito com a lei, o Estado que
não atua de forma a promover políticas públicas eficientes. Em meio a essas e outras
dificuldades a educação fica em segundo plano. No tocante ao ensino de computação,
são raras as unidades que ofertam e quando existem é incipiente. |
Abstract: | The information age has been intensely transforming society, thanks to the evolution of
Science and Technology that allow significant advances in several areas. To understand
the current world, it is essential to master the fundamentals of Computing. With this, the
challenges of contemporary education that need to develop in students the skills required
in the 21st century increase. However, social differences aggravate the development
of the most vulnerable classes, affecting adolescents in greater numbers. Some of
these end up committing infractions. Due to this, the population starts to point out the
poor adolescence as responsible for most of the violence. The Child and Adolescent
Statute strives for accountability focused on education. However, the levels of Brazilian
education do not always meet as desired, even less in terms of training in information
and communication technologies, which are so important in contemporary times. This
monograph, based on qualitative methodology, aims to investigate the importance of
working on the fundamentals of Computing with adolescents in conflict with the law and
in compliance with socio-educational measures of deprivation of liberty. Faced with the
many difficulties encountered in socio-education, a very peculiar difficult area, where
more needs and less initiative and more questions than answers were found. Based on
a systematic review of the literature, several existing perceptions were ratified, among
them: an elitist society that insists and does not see the social problem of adolescents
in conflict with the law, the State that does not act in order to promote efficient public
policies. In the midst of these and other difficulties, education takes a back seat. With
regard to teaching computing, there are few units that offer it and when they do exist, it
is incipient. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.