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Título: O ensino de computação na socioeducação : repensar para a vida
Autor(es): Santos, Miguel de Sousa
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Socioeducação
Adolescentes - educação
Data de apresentação: 13-Mai-2023
Data de publicação: 2-Jul-2024
Referência: SANTOS, Miguel de Sousa. O ensino de computação na socioeducação: repensar para a vida. 2022. 144 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A era da informação vem transformando intensamente a sociedade, graças à evolu ção da Ciência e da Tecnologia que possibilitam avanços significativos em diversas áreas. Para entender o mundo atual torna-se essencial o domínio dos fundamentos da Computação. Com isto, aumentam os desafios da educação contemporânea que precisa desenvolver nos estudantes as habilidades exigidas no século XXI. Todavia, as diferenças sociais agravam o desenvolvimento das classes mais vulneráveis, afetando em maior número os adolescentes. Alguns destes acabam por praticar atos infracionais. Devido a isto, a população passa a apontar a adolescência pobre como responsável pela maior parte da violência. O Estatuto da Criança e do Adolescente prima por uma responsabilização voltada para a educação. Contudo, os níveis da educação brasileira nem sempre atendem como desejado, menos ainda quanto à formação nas tecno logias da informação e comunicação tão importantes nos tempos contemporâneos. Esta monografia, baseada na metodologia qualitativa, tem como objetivo investigar a importância de trabalhar os fundamentos da Computação com os adolescentes em conflito com a lei e em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liber dade. Diante das muitas dificuldades encontradas na socioeducação, uma área difícil muito peculiar, onde foram encontradas mais necessidades e menos iniciativa e mais perguntas do que respostas. Com base em uma Revisão sistemática da literatura foram ratificadas várias percepções existentes, entre elas: uma sociedade elitista que insiste e não enxerga o problema social dos adolescentes em conflito com a lei, o Estado que não atua de forma a promover políticas públicas eficientes. Em meio a essas e outras dificuldades a educação fica em segundo plano. No tocante ao ensino de computação, são raras as unidades que ofertam e quando existem é incipiente.
Abstract: The information age has been intensely transforming society, thanks to the evolution of Science and Technology that allow significant advances in several areas. To understand the current world, it is essential to master the fundamentals of Computing. With this, the challenges of contemporary education that need to develop in students the skills required in the 21st century increase. However, social differences aggravate the development of the most vulnerable classes, affecting adolescents in greater numbers. Some of these end up committing infractions. Due to this, the population starts to point out the poor adolescence as responsible for most of the violence. The Child and Adolescent Statute strives for accountability focused on education. However, the levels of Brazilian education do not always meet as desired, even less in terms of training in information and communication technologies, which are so important in contemporary times. This monograph, based on qualitative methodology, aims to investigate the importance of working on the fundamentals of Computing with adolescents in conflict with the law and in compliance with socio-educational measures of deprivation of liberty. Faced with the many difficulties encountered in socio-education, a very peculiar difficult area, where more needs and less initiative and more questions than answers were found. Based on a systematic review of the literature, several existing perceptions were ratified, among them: an elitist society that insists and does not see the social problem of adolescents in conflict with the law, the State that does not act in order to promote efficient public policies. In the midst of these and other difficulties, education takes a back seat. With regard to teaching computing, there are few units that offer it and when they do exist, it is incipient.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022.
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