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Título: Proposta de oficina gamificada para a conscientização sobre estereótipo de gênero presente em músicas : desenho de um plano de intervenção
Autor(es): Brandão, Breno Nascimento
Orientador(es): Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira
Assunto: Gamificação
Educação em saúde
Data de apresentação: 12-Nov-2023
Data de publicação: 25-Jun-2024
Referência: BRANDÃO, Breno Nascimento. Proposta de oficina gamificada para a conscientização sobre estereótipo de gênero presente em músicas: desenho de um plano de intervenção. 2023. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi elaborar uma oficina gamificada para a conscientização sobre o estereótipo de gênero utilizando a música como meio de educação em saúde e prevenção à violência contra a mulher. A oficina propõe um momento de reflexão dos participantes em relação aos estereótipos de gênero que estão inseridos nas músicas de funk e rap utilizando os cores drives propostos por Yu Kai Chou. Pode ser realizada em ambiente escolar e/ou unidades básicas de saúde que atuem em atividades de grupos com jovens. Assim, a proposta visa propiciar com que os participantes do jogo possam ter uma postura crítica evidenciando pontos positivos e negativos em músicas de funk e rap relacionados aos estereótipos de gênero. Por meio dos referenciais propostos de gamificação foi possível a elaboração da oficina seguindo os planos referidos para melhor interação dos participantes.
Abstract: The aim of this work was to develop a gamified workshop to raise awareness about gender stereotypes using music as a means of health education and prevention of violence against women. The workshop proposes a moment for participants to reflect on gender stereotypes that are embedded in funk and rap songs using the color drives proposed by Yu Kai Chou. It can be carried out in a school environment and/or basic health units that work in group activities with young people. Thus, the proposal aims to enable game participants to have a critical stance, highlighting positive and negative points in funk and rap songs related to gender stereotypes. Through the proposed gamification references, it was possible to prepare the workshop following the plans mentioned for better interaction of the participants.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2023.
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Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



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