Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Imperatori, Thais Kristosch | - |
dc.contributor.author | Souza, Samachi Morais de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Samachi Morais de. Assistência estudantil e permanência universitária: permanência material, simbólica e serviço social na DDS/UNB. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A assistência estudantil é de grande importância na permanência de estudantes de
graduação em vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior público. No entanto,
permanência não pode ser entendida apenas pelo suprimento das condições materiais
necessárias para a obtenção do diploma, mas também se refere à experiência acadêmica em
seu campo simbólico. O objetivo desta pesquisa é analisar os programas de assistência
estudantil oferecidos pela Diretoria de Desenvolvimento Social da Universidade de Brasília
e em que medida eles garantem as condições materiais e simbólicas necessárias para a
permanência e graduação dos estudantes. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, com
análise documental baseada nos diários de campo produzidos durante as matérias Estágio
em Serviço Social 1 e 2. Conclui-se que a Diretoria tem feito esforços para criar
identificação dos usuários da política com a universidade, mas o número limitado de
profissionais e alta demanda pelos serviços impedem a expansão dessas iniciativas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - estudantes | pt_BR |
dc.title | Assistência estudantil e permanência universitária : permanência material, simbólica e serviço social na DDS/UNB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-24T15:49:38Z | - |
dc.date.available | 2024-06-24T15:49:38Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39000 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Student assistance is of great importance for the retention of socioeconomically vulnerable
undergraduate students in public higher education. However, permanence cannot be
understood only as providing the material conditions necessary to obtain the diploma, but
also refers to the academic experience in its symbolic field. The goal of this research is to
analyze the student assistance programs offered by the Social Development Directorate of
the University of Brasília and to what extent they guarantee the material and symbolic
conditions necessary for students to remain and graduate. This is a qualitative case study,
with documentary analysis based on field diaries produced during the Social Work
Internship 1 and 2 subjects. It is concluded that the Directorate has made efforts to create
identification of policy users with the university, but the limited number of professionals
and high demand for services prevent the expansion of these initiatives. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|