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Título: Educação sexual nas escolas : um debate de ruptura do ciclo da violência sexual na infância e adolescência
Autor(es): Jesus, Kessya Epaminondas de
Orientador(es): Ribeiro, Erci
Assunto: Violência contra crianças e adolescentes
Violência sexual
Educação sexual para crianças
Data de apresentação: 26-Dez-2023
Data de publicação: 24-Jun-2024
Referência: JESUS, Kessya Epaminondas de. Educação sexual nas escolas: um debate de ruptura do ciclo da violência sexual na infância e adolescência. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho aborda a educação sexual nas escolas como ferramenta de enfrentamento e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, utilizando o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como alicerce para a proteção integral deste público. A pesquisa explora o debate em torno da inclusão da educação sexual no ensino básico, analisando seu papel, resistências e tabus. Além disso, realiza uma investigação para a implementação do Serviço Social na educação, considerando a política social educacional, o papel da rede de proteção contra a violência sexual direcionada às crianças e aos(as) adolescentes, e o papel do(a) assistente social no âmbito da educação. O objetivo principal é analisar os desafios associados à implementação da educação sexual nas escolas como uma ferramenta para combater a violência mencionada. Os procedimentos metodológicos envolvem uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto, com ênfase nas análises das Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) em que considera a pesquisa qualitativa usando a abordagem para compreender o estudo. Ademais, usufruí da pesquisa bibliográfica, para aprofundar sobre o tema de educação sexual nas escolas e como romper o ciclo de violência sexual contra as crianças e os(as) adolescentes. Além da pesquisa bibliográfica, será utilizada parte do objetivo de forma exploratória, com a finalidade de levantar informações sobre o tema analisado, e identificar a hipótese sobre “com uma maior abordagem sobre educação sexual nas escolas, poderiam desencadear na diminuição dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, a fim de aumentar a compreensão da população infantojuvenil sobre seus direitos e reconhecer possíveis casos”. Como resultados observou-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais, não abarcam a educação sexual como instrumento para subsidiar o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Dessa maneira, concluiu-se que é necessário haver mais discussões para a implementação da educação sexual no ensino da educação básica, visando maior abordagem do tema para crianças e adolescentes nas escolas, que poderá diminuir os casos de violência sexual, contando com a atuação de Assistentes Sociais na educação como articulador da atuação em rede por meio da intersetorialidade e interdisciplinaridade.
Abstract: Este trabajo aborda la educación sexual en las escuelas como herramienta de enfrentamiento y combate a la violencia sexual contra niños y adolescentes, utilizando el Sistema de Garantía de Derechos (SGD) y el Estatuto del Niño y del Adolescente (ECA) como cimiento para la protección integral de este público. La investigación explora el debate en torno a la inclusión de la educación sexual en la educación básica, analizando su papel, resistencias, y tabúes. Además, realiza una investigación para la implementación del Servicio Social en la educación, considerando la política social educativa, el papel de la red de protección contra la violencia sexual dirigida a los niños y a los(as) adolescentes, y el papel del(a) trabajador social en el ámbito de la educación. El objetivo principal es analizar los desafíos asociados a la implementación de la educación sexual en las escuelas como una herramienta para combatir la violencia mencionada. Los procedimientos metodológicos implican una revisión bibliográfica sobre el tema propuesto, con énfasis en los análisis de las Directrices Curriculares Nacionales (2013) en que considera la investigación cualitativa utilizando el abordaje para comprender el estudio. Además, disfruté de la investigación bibliográfica, para profundizar sobre el tema de educación sexual en las escuelas y cómo romper el ciclo de violencia sexual contra los niños y los(as) adolescentes. Además de la investigación bibliográfica, se utilizará parte del objetivo de forma exploratoria, con la finalidad de recabar información sobre el tema analizado, e identificar la hipótesis sobre "con un mayor enfoque en la educación sexual en las escuelas, podrían desencadenar en la disminución de los casos de violencia sexual contra niños y adolescentes, a fin de aumentar la comprensión de la población infantojuvenil sobre sus derechos y reconocer posibles casos". Como resultados se observó que las Directrices Curriculares Nacionales, no abarcan la educación sexual como instrumento para subsidiar el enfrentamiento a la violencia sexual contra niños y adolescentes. De esta manera, se concluyó que es necesario tener más discusiones para la implementación de la educación sexual en la enseñanza de la educación básica, buscando un mayor abordaje del tema para niños y adolescentes en las escuelas, que podría disminuir los casos de violencia sexual, contando con la actuación de Asistentes Sociales en la educación como articulador de la actuación en red por medio de la intersectorialidad e interdisciplinariedad.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
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