Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuanaOliveiraDaSilva_tcc.pdf316,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Terapia ocupacional e inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão de escopo
Autor(es): Silva, Luana Oliveira da
Orientador(es): Lins, Sarah Raquel Almeida
Assunto: Inclusão escolar
Transtorno do espectro autista
Autismo em crianças
Data de apresentação: 30-Jun-2023
Data de publicação: 21-Jun-2024
Referência: SILVA, Luana Oliveira da. Terapia ocupacional e inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de escopo. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como foco a atuação da Terapia Ocupacional na inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Tem como objetivo geral mapear as publicações científicas nacionais de terapeutas ocupacionais que abordam sobre a Terapia Ocupacional na inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Trata-se de um estudo de revisão de escopo, que realizou uma busca nas seguintes fontes, banco de teses e dissertações e periódicos da CAPES, com as palavras-chaves “Terapia Ocupacional” AND “inclusão escolar”. A busca foi por artigos que fossem como tema foco crianças com TEA e que estivessem em língua portuguesa. Com relação aos resultados foi observado que há um intervalo grande entre os anos de publicações e que não possuem muitos trabalhos sobre a temática, o que pode explicar o motivo da escassez de pesquisas relacionados ao tema e com isso, mostra-se a importância de se investir em mais estudos sobre a temática. Através da realização dessa pesquisa foi observado que é uma temática ainda pouco explorada e que recentemente começaram a aparecer mais pesquisas sobre o assunto.
Abstract: This study focuses on the role of Occupational Therapy in school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder. Its general objective is to map the national scientific publications of occupational therapists that deal with Occupational Therapy in school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This is a scoping review study, which carried out a search in the following sources,CAPES theses and dissertations bank and journals, with the keywords "Occupational Therapy" AND "school inclusion". The search was for articles that focused on children with ASD and that were in Portuguese. Regarding the results, it was observed that there is a large gap between the years of publications and that there are not many works on the subject, which may explain the reason for the scarcity of research related to the theme and thus shows the importance of investing in more studies on the subject. Through this research it was observed that it is a theme that is still little explored and that recently more research on the subject has begun to appear.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.