Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EduardaMacedoSoaresMarques_tcc.pdf228,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relato de experiência : atuação da Terapia Ocupacional junto a crianças no espectro do autismo
Autor(es): Marques, Eduarda Macedo Soares
Orientador(es): Lins, Sarah Raquel Almeida
Assunto: Autismo em crianças
Transtorno do espectro autista
Data de apresentação: 2-Fev-2023
Data de publicação: 21-Jun-2024
Referência: MARQUES, Eduarda Macedo Soares. Relato de experiência: atuação da Terapia Ocupacional junto a crianças no espectro do autismo. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Objetivo: Descrever e analisar uma experiência de estágio de Terapia Ocupacional com foco na atuação da Terapia Ocupacional junto a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Método: Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, acerca de um estágio não obrigatório de Terapia Ocupacional realizado em uma clínica de reabilitação infantil localizada no Distrito Federal. O estágio teve duração de 10 meses e teve como foco a atuação junto a crianças com TEA, supervisionado por terapeuta ocupacional do serviço. Resultados: Os resultados foram organizados e apresentados considerando os seguintes aspectos do processo de atuação da Terapia Ocupacional: atuação em equipe multiprofissional, instrumentos de avaliação utilizados para o atendimento da criança com TEA, atividades e práticas realizadas pela Terapia Ocupacional e práticas de registros em Terapia Ocupacional. Discussão: A atuação da Terapia Ocupacional junto a crianças com TEA envolve a realização de atividades que tem foco na melhora da realização das principais ocupações infantis, incluindo as atividades de vida diária, o brincar e a educação. A reabilitação clínica normalmente envolve a atuação em equipe multidisciplinar, o que contribui para o compartilhamento de ideias e alinhamento de intervenções para melhor alcance dos objetivos. Aponta-se para a necessidade de elaboração de instrumentos mais específicos da Terapia Ocupacional para melhor direcionamento das ações para além de aspectos vinculados à abordagem de integração sensorial. Conclusão: A experiência da realização de estágio para além do currículo formal permite a ampliação do conhecimento e uma maior segurança para a atuação prática. Sugere-se que novos relatos sejam realizados para que formandos e egressos possam compreender as diversas possibilidades da Terapia Ocupacional inclusive a partir de outros contextos de atuação.
Abstract: Objective: To describe and analyze an Occupational Therapy internship experience focusing on Occupational Therapy activities with children with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Method: This is an experience report with a qualitative approach, about a non-mandatory internship in Occupational Therapy carried out in a child rehabilitation clinic located in the Federal District. The internship lasted 10 months and focused on working with children with ASD, supervised by an occupational therapist at the service. Results: The results were organized and presented considering the following aspects of the Occupational Therapy performance process: work in a multidisciplinary team, evaluation instruments used to care for children with ASD, activities and practices carried out by Occupational Therapy and practices of records in Therapy Occupational. Discussion: The performance of Occupational Therapy with children with ASD involves carrying out activities that focus on improving the performance of children's main occupations, including activities of daily living, playing and education. Clinical rehabilitation usually involves working in a multidisciplinary team, which contributes to the sharing of ideas and controlled interventions to better achieve the objectives. It points to the need to develop more specific instruments for Occupational Therapy to better direct actions beyond aspects linked to the sensory integration approach. Conclusion: The experience of completing graduation beyond the formal curriculum allows the introduction of knowledge and greater security for practical performance. It is suggested that new reports be made so that graduates and graduates can understand the various possibilities of Occupational Therapy, including from other contexts of action.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.